FAM 2009: A Casa de Alice será exibido neste domingo no Centro Tecnológico da UFSC
O Painel A mesa da crítica : o que é a premiação? inicia às 14h30min, desde domingo, dia 7, no auditório do EPS, do Centro Tecnológico da UFSC. Após a mesa será exibido um dos filmes premaidos pela Federação Internacional da Crítica Cinematográfica (Fipresci), o longa A casa de Alice, de Chico Teixeira, (2007) 1h32″.
Primeiro filme de ficção do documentarista Chico Teixeira, realizador de Carrego Comigo (2000) e Criaturas que nasciam em segredo (1995).
A casa de Alice tem como chamada: “Em toda casa nunca se sabe que segredos dormem atrás da porta da frente”
Carla Ribas destaca-se no papel de Alice, manicure, na casa dos 40 anos, casada com um taxista e mãe de três filhos homens. Ela vive na periferia de São Paulo ao lado da mãe, D. Jacira, em uma família, com predominância do mundo masculino, contrastando com o mundo feminino de seu trabalho. Alice tenta encontrar a melhor forma para enfrentar os problemas cotidianos e abrir um espaço para o mundo do desejo. O filme foi todo rodado em São Paulo, tendo como cenário um apartamento um salão de beleza reais.
A casa de Alice recebeu vários prêmios e indicações nacionais e internacionais, como o de melhor primeira obra no Festival de Cinema de Havana(2007) .
Alice deu à Carla Ribas o prêmio de melhor atriz do Festival Internacional do Filme de São Paulo, em 2007; melhor atriz do Festival Internacional do Filme do Rio ( Première Brazil), em 2007 e o troféu de melhor atriz pela Associação dos Críticos de Arte de São Paulo, em 2008, além de prêmios nos Festivais de Filme de Miami e Guadalajara.
Site oficial:www.acasadealice.com.br
Por Alita Diana/ jornalista da Agecom
Mais informações e programação completa:
www.audiovisualmercosul.blogspot.com
www.audiovisualmercosul.com.br
 
        































 
 
 
 
 
 
