Encontro divulga experiência de estudantes contemplados em cooperação Franco-Brasileira na área de Engenharia
Será realizada na UFSC nesta sexta-feira, 26/6, mesa-redonda com participantes do Programa de Cooperação Franco-Brasileira na Área da Formação de Engenheiros (Brafitec). O encontro acontece no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica, a partir de 14h30min, com a participação de estudantes brasileiros ex-bolsistas e alunos franceses que estão na UFSC.
O Programa Brafitec (Brasil/França Ingénieur Technologie) é uma iniciativa da Capes e da Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d`Ingénieurs. Tem apoio do Ministère des Affaires Étrangères e do Ministère de l`Enseignement Supérieur et de la Recherche da França. O objetivo é fomentar parcerias institucionais nas especialidades de engenharia, estimulando o intercâmbio de estudantes de graduação.
Para o biênio 2009/2010 uma nova proposta do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC foi aprovada para cooperação com a rede Institut National des Sciences Appliqueés (INSA) de Escolas de Engenharia da França. Em 2007 e 2008 foi possível enviar para a França nove alunos por ano, com bolsas de seis meses do Brafitec/Capes. Nesse período os jovens cursaram disciplinas como alunos dos INSAs de Lyon, Rouen, Rennes ou Toulouse e, em seguida, realizaram estágios de seis meses, em empresas francesas.
As inscrições para uma nova etapa do Programa Brafitec devem ser realizadas entre 1° de março e 12 de abril de 2010. Podem se candidatar estudantes de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Materiais, que estejam cursando a 6º ou 7º fase em 2009/1, com IAA maior ou igual a 7,0.
O coordenador do Programa Brafitec – UFSC/INSA é o professor Júlio Cezar Passos, do Departamento de Engenharia Mecânica.
Mais informações: http://www.emc.ufsc.br/brafitec / jpassos@emc.ufsc.br / 48 3721-9379 (Ramal 217)
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Saiba Mais:
Benefícios concedidos aos estudantes:
• Bolsa mensal;
• Auxílio instalação
• Seguro Saúde
• Passagem Aérea (ida e volta).
Objetivos do programa:
• Favorecer a formação multicultural e a abertura mundial aos estudantes dos dois países,
• Preparar os novos engenheiros para um mundo mais globalizado do ponto de vista tecnológico,
• Proporcionar estágios internacionais aos estudantes, de forma que os engenheiros recém formados se sintam mais experientes e preparados para enfrentar as dificuldades do início de carreira,
• Dar aos estudantes a oportunidade de cursar disciplinas que não constam na grade curricular do curso de origem,
• Incentivar a inovação pedagógica nos professores dos dois países com a ajuda de ferramentas modernas de informação (softwares didáticos, multimídia, formação a distância, etc.),
• Promover debates entre os professores sobre os diferentes métodos didáticos aplicados nas disciplinas no sentido de incentivar o aprendizado,
• Implantar no decorrer dos próximos anos as inovações pedagógicas observadas no país visitante,
• Buscar a diplomação dupla.































