Encontro aprimora proposta de licenciatura para povos indígenas

08/06/2009 11:11

Meta: formação de professores para as terras indígenas

Meta: formação de professores para as terras indígenas

A Comissão Interinstitucional para Educação Superior Indígena (CIESI), criada em março de 2007 na UFSC, está organizando um seminário preparatório para implantação do curso Licenciaturas dos Povos Indígenas do Sul da Mata Atlântica – Guarani, Kaingáng e Xokleng. O eixo norteador da proposta recebeu o título ´Territórios Indígenas: Questão Fundiária e Ambiental no Bioma Mata Atlântica`. A capacitação vai formar professores para as escolas em terras dos povos indígenas.

O evento acontece de 8 a 10 de junho, na Casa de Retiros do Morro das Pedras, com a participação de lideranças indígenas, representantes de órgãos governamentais e não-governamentais, professores coordenadores de licenciaturas indígenas de outras Instituições de Ensino Superior do país.

O curso de Licenciaturas dos Povos Indígenas foi aprovado no Departamento de História da UFSC no dia 22 de maio desse ano, e no Conselho de Unidade do entro de Filosofia e Ciências Humanas no dia 25 – nas duas instâncias por unanimidade. O seminário que acontece esta semana tem como objetivo avançar nos debates e aprimorar definições relacionadas à licenciatura.

Durante o evento serão relatadas experiências de outras universidades brasileiras que trabalham com educação indígena. A partir destas referências, os participantes estarão revisando a proposta de implantação da licenciatura, cujo projeto final será aprovado em plenária na tarde da quarta-feira (10/6).

Mais informações: Ana Lúcia Vulfe Nötzold – Coordenadora da CIESI (3721-9642 – Labhin/Departamento de História/CFH/UFSC); Maria Dorothea Post Darella (3721-9793 – Museu Universitário/UFSC); Antonella Maria Imperatriz Tassinari (3721-8210 – NEPI/Departamento de Antropologia/CFH/UFSC).

Casa de Retiros do Morro das Pedras: (48) 3237-9245

Por Paulo Fernando Liedtke / Agecom

Terça-feira:

8h30: Mesa1: Contextualização do curso de Licenciatura dos Povos Indígenas do Sul da Mata Atlântica – Guarani, Kaigáng e Xokleng

– Professora Maria Dorothea Post Darella (UFSC/Museu Universitário)

– Professora Ana Lúcia Vulefe Nötzold (UFSC/História)

– Professora Sílvia Maria de Oliveira (CAP)

10h20: Mesa 2: Pronunciamento das lideranças Guarani, Kaigáng e Xokleng

14h: Mesa 3: Experiências de outras universidades

Professora Ana Maria Rabelo Gomes (UFMG)

Professora Adir Casaro Nascimento (UCDB)

16h20: Professor Fábio Almeida de Carvalho (UFRR)

Debate

20h: Reunião dos grupos de representantes indígenas: balanço do dia

Quarta-feira:

8h: Síntese do dia anterior e apresentação da proposta do curso Licenciatura dos Povos Indígenas do Sul da Mata Atlântica – Guarani, Kaigáng e Xokleng

10h20: Atividades em grupos de representantes indígenas: revisão do projeto a partir das perspectivas de cada povo indígena

13h30: Reunião plenária