Andifes elege nova diretoria
O reitor da UFSC, Alvaro Prata, foi eleito suplente para o cargo de segundo vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em recente reunião do Conselho Pleno da entidade em Brasília que elegeu a nova diretoria. O segundo vice-presidente eleito é o diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Flávio Antônio dos Santos.
O presidente eleito é o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Alan Kardec Martins Barbiero. A primeira vice-presidente é a reitora Ana Dayse Rezende Dorea, tendo como suplente o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Damião Duque de Farias.
Os candidatos à presidência foram os reitores Alan Barbiero (Furg), João Carlos Brahm Cousin, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e Naomar Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Do total de 56 votos, 32 foram para o reitor Alan Barbiero, 15 para o reitor Naomar Almeida e oito para o reitor João Cousin.
O presidente eleito afirmou ter expectativas positivas para o mandato. Segundo ele, há uma agenda já em curso a ser cumprida, cujos principais temas são autonomia universitária, financiamento e política de expansão, Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) e o financiamento e política de pessoal para os Hospitais Universitários.
Barbiero destacou que uma de suas ideias é levantar e sistematizar as pautas comuns ao coletivo, atendendo as preocupação do conjunto das universidades federais. “Faremos o esforço máximo para cumprir as a demandas”, afirmou. Alan Barbiero informou que levará uma proposta de plano de trabalho para ser submetida ao Pleno na próxima reunião, a ser realizada em Recife nos dias 5 e 6 de junho, depois da cerimônia de posse.
Fonte: Andifes


























