Alvaro Prata assenta primeiro tijolo no campus de Curitibanos

02/06/2009 11:50

Fotos Paulo Noronha / Agecom

Fotos Paulo Noronha / Agecom

“Todo o planalto serrano está inserido neste projeto de conhecimento representado pela instalação do campus”, disse o prefeito de Curitibanos, Wanderlei Agustini, durante a cerimônia simbólica de colocação do primeiro tijolo nas instalações da Universidade de Curitibanos e a nomeação de Olávio Geverh como diretor administrativo daquele Campus.

O evento teve lugar ontem (1) em Curitibanos, e reuniu membros da administração municipal e estadual, da Câmara de vereadores local, a senadora da república Ideli Salvatti, o deputado federal Cláudio Vignatti, membros da polícia militar e da sociedade local, o reitor Alvaro Prata, o vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva, o pró-reitor de infra-estrutura João Batista Furtuoso e uma comitiva de autoridades da UFSC.

Devido ao frio e à chuva a cerimônia, que estava agendada para acontecer no local do novo Campus, foi transferida para o Pinheiro Tênis Clube, na região Central de Curitibanos. Na sequência, aconteceu a visita às instalações da UFSC, no campo da Roça de Cima, estrada intermunicipal que liga o município de Curitibanos a São Cristóvão do Sul. O pré-moldado está concluído e, de acordo com as expectativas do reitor Alvaro Prata, até dezembro a obra deverá ser entregue. Enquanto aguardam a conclusão dos serviços, os candidatos que forem aprovados para preencher as 280 vagas oferecidas neste primeiro momento usarão as instalações da Universidade do Contestado – UnC, que cedeu cinco salas e o espaço de convivência.

O entusiasmo do povo de Curitibanos em abrigar uma universidade federal viabilizou também a aquisição de um outro terreno, próximo ao Campus, onde irá funcionar o Centro de Pesquisas. Conquistas que levaram o reitor Alvaro Prata a direcionar os olhos para o futuro e comentar: “Daqui a 10 anos voltaremos a Curitibanos e será impossível imaginar que um dia ela inexistiu”.

O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de Santa Catarina, Nilson Berlanda, compareceu como representante do Governador de Santa Catarina. A população local cobrou de Berlanda a construção da estrada de acesso ao Campus que ainda não é pavimentada. Após alegar dificuldades financeiras do Estado frente ao alto custo da obra, sugeriu sua realização por etapas, e acenou com a possibilidade de construção de pelo menos uma pista. Apesar da cobrança, Berlanda não perdeu o entusiasmo e declarou para o reitor da UFSC: “você não é mais Prata, é ouro depois dessa ação em Curitibanos”.

A comitiva da UFSC aproveitou a visita ao Município para conhecer o Colégio Estadual Casimiro de Abreu, onde o Pré-Vestibular da UFSC – PREPESUFSC oferece formação preparatória ao vestibular para os curitibanenses. Coordenado por Jennifer Benthien, o curso funciona desde 2007 no período vespertino e noturno. São 300 vagas gratuitas.

A sequência de contatos na região finalizou com a ida do reitor e do pró-reitor de infra-estrutura da UFSC à Universidade do Constestado para saudar os parceiros dessa fase de expansão das universidades federais.

Mara Paiva/jornalista na Agecom