5º Encontro de Mobilização e Orientação para o Controle Social acontece nesta segunda

19/06/2009 18:15

Com a finalidade de estimular o controle dos cidadãos sobre as ações e gastos públicos, realiza-se no Salão de Eventos da UFSC, na segunda feira (22) o 5º Encontro de Mobilização e Orientação para o Controle Social. A atividade faz parte do Programa “Olho Vivo no Dinheiro Público” e enfatizará em especial os Conselhos Municipais de Políticas Públicas. Na oportunidade também acontece a divulgação oficial da criação do Observatório Social de Florianópolis.

O encontro é uma promoção da Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com as Prefeituras Municipais de Florianópolis e São José, Tribunal de Contas (TC) e Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPU), Delegacia da Receita Federal do Brasil (DRFB), Grupo Estadual de Educação Fiscal de Santa Catarina, UFSC e Observatório Social de Maringá.

Após a cerimônia de abertura do encontro, às 14h, a CGU ministra a palestra Ações, controles e Orientações do Órgão – A importância dos Conselhos Municipais. Na seqüência o Observatório Social de Maringá fará abordagem sobre a experiência dos observatórios sociais, o TCE fornecerá orientações aos Conselheiros Municipais e o MP vai esclarecer os participantes sobre a campanha “O que você tem a ver com a corrupção”.

O Programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”, iniciou-se nacionalmente em novembro de 2003 e foi elaborado a partir das constatações contidas nos relatórios do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos da CGU. As ações desse programa visam à promoção da ética, prevenção à corrupção e estímulo à transparência. A realização da atividade dentro de ambientes educacionais também é parte da estratégia do Programa que busca despertar nas comunidades escolares e universitárias o interesse pelo controle social e promover a reflexão e o debate sobre esses temas.

Para outras informações, entre em contato com a CGU através do e-mail cgusc@cgu.gov.br.