Violências contra gays, lésbicas e simpatizantes é tema de concurso de cartazes

19/05/2009 08:52

Fotos: Paulo Noronha/ Agecom

Fotos: Paulo Noronha/ Agecom

O hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC está com uma exposição de cartazes sobre a temática combate à homofobia, lesbofobia e transfobia. O material foi selecionado por meio de um concurso promovido pelo Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividades (NIGS/CFH), dirigido a alunos de 12 a 20 anos do ensino fundamental e médio das escolas públicas da grande Florianópolis. O objetivo da promoção é problematizar as temáticas das violências contra estes grupos e também divulgar a data de 17 de maio como Dia Municipal de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia.

Os 19 cartazes inscritos foram produzidos em cartolina e mostram cenas e notícias de violências, agressões, discriminações e formas de superação do preconceito. Na abertura da exposição, sexta-feira, 15/5, os visitantes votaram no cartaz de sua preferência. Outra etapa da seleção vai acontecer através da avaliação de uma comissão julgadora que deve escolher três cartazes. O prêmio para o aluno selecionado em 1º lugar será destinado à biblioteca da escola onde estuda e consiste em uma coleção de livros sobre gênero e sexualidades. O 2º e 3º colocados também levam para a biblioteca de suas escolas exemplares de livros sobre o mesmo tema. Participam da seleção as escolas de educação básica Intendente José Fernandes, Jurema Cavalazzi, Doutor Paulo Fontes e Ildefonso Linhares.

A promoção faz parte do Projeto Papo Sério, do NIGS, coordenado pela professora Miriam Pillar Grossi. O grupo começou a atuar em 2007 e desde então leva às escolas, em de oficinas, o tema da compreensão sobre diversidade sexual, consciência do corpo e das identidades pensadas e construídas na sociedade e como estas relações se estabelecem e circunscrevem o cotidiano.

Mais informações 3721-9890 ramal 25 ou com Vinicius Kauê Ferreira – vinikaue@hotmail.com.

Por Mara Cloraci / Jornalista da Agecom