UFSC sedia mostra de filmes e debates sobre a África contemporânea

15/05/2009 16:07

Programação será realizada no auditório do CFH

Programação será realizada no auditório do CFH

Com o objetivo de ampliar o olhar sobre os problemas socioculturais relacionados à AIDS, a UFSC sedia na segunda e terça (18 e 19/5) o ciclo África Contemporânea. As discussões serão realizadas a partir do cinema produzido em Moçambique. A programação prevê a exibição de cinco filmes – com temáticas que vão de rituais fúnebres ao pós-colonialismo no continente –, seguidos de debates com professores da UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Todas as atividades acontecem no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC.

Entre as produções está o premiado Hóspede da Noite, ganhador do troféu de ouro de 2008 na categoria reportagem e atualidades, no evento francês Festival International de Programmes Audiovisuels. Dirigido por Licínio Azevedo, o média-metragem fala sobre a ocupação das ruínas do Grande Hotel, que era o mais luxuoso do período colonial de Moçambique, por cerca de 3.500 sem-teto – alguns estão lá há mais de 20 anos.

Também serão exibidas três produções de Isabel Noronha, incluindo Trilogia das Novas Famílias, que faturou o prêmio Kuxa-Kanema em 2008, do Fundo de Desenvolvimento Artístico Cultural do Ministério da Cultura do país africano. O filme é composto por três curtas-metragens que abordam o enfraquecimento da estrutura familiar por causa da AIDS. A diretora, que também é da Universidade Politécnica de Moçambique, estará presente na conferência inaugural.

A realização é uma parceria entre Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas (NUER), da UFSC, o Núcleo de Antropologia Visual (Navis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e o Pró-Africa, programa de cooperação científica do Ministério da Ciência e Tecnologia que estima o trabalho colaborativo entre pesquisadores brasileiros e africanos.

As atividades do ciclo África Contemporânea já foram realizadas em João Pessoa (PB) e Natal (RN). O último destino é Maputo, a capital moçambicana. A meta é ampliar o olhar sobre temas atuais do Brasil e Moçambique, estimulando a troca de informações e o aprofundamento das pesquisas.

Mais informações: Programa de Pós-Graduação em Antropologia (48) 3721-9714

Por Júlio Ettore Suriano / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Confira a programação:

18 de maio

9h30min – Apresentação do Projeto Pró-África, com Ilka Boaventura (PPGAS-UFSC) e Lisabete Coradini (PPGAS-UFSC)

– Conferência Inaugural, com Isabel Noronha (cineasta e psicóloga – Universidade Politécnica de Moçambique)

10h – Filme: Trilogia das Novas Famílias: Caminhos do Ser, Delfina mulher-menina, Ali-aleluia, (45 min), de Isabel Noronha

11h – Debate com Antonella Tassinari (UFSC), Flávio Wiik (Universidade Estadual de Londrina – PR) e Lisabete Coradini (NUER – UFSC)

14h30min – Filme: “Ngwenya, o crocodilo” (90 min), de Isabel Noronha

Em seguida: Debate com Rosa Acevedo (Universidade Federal do Pará), Sonia Maluf (NUR-UFSC) e Ilka Boaventura (NUER-UFSC)

Grande Hotel: após período de glamour, ocupação popular

Grande Hotel: após período de glamour, ocupação popular

19h – Filmes: Mãe dos Netos (6 min), de Isabel Noronha; Hóspede da noite (53 min), de Licínio Azevedo

20h – Debate com Theophilos Rifiotis (LEVIS-UFSC), Lisabete Coradini (DAN-UFRN) e Claudia Mesquisa (Cinema – UFSC)

19 de maio

19h – Filme: Junod (50 min), de Camilo de Souza

20h – Debate com Camilo de Souza, Raul Antelo (Literatura – UFSC), Luis Felipe Soares (Cinema – UFSC) e Silvio Correa (História – UFSC)