UFSC promove o “Antipoesia” com os professores convidados César Cuadra e Rhina Martínez André
O Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens (NELOOL) e a Pós-Graduação em Literatura (PGL) da UFSC promovem, nos dias 18, 19 e 20 de maio, o “Antipoesia: palestras e minicurso”, com os professores Rhina Landos Martínez André (UFMT) e César Cuadra (Universidad de Chile).
A programação está aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser feitas no NELOOL, Sala 419, CCE-B, com certificado a R$ 5, pelo e-mail kakahbaier@yahoo.com.br ou pelo telefone (48) 3721-9288, ramal 230.
Programação
“Todo es poesia, menos la poesía: una introducción a la antipoesía de Nicanor Parra”, com César Cuadra, 18 de maio, às 16h30, no Centro de Cultura e Eventos.
“Roque Dalton e a poesia de El Salvador”, com Rhina Landos Martínez André, 19 de maio, às 10h, no auditório do CCE-B.
“Mentiría si digo que miento”, minicurso sobre a antipoesia de Nicanor Parra, com César Cuadra, dias 19 e 20 de maio, das 14h às 16h, no auditório do CCE-B.
O evento está sendo organizado pela doutoranda em Letras Antonia Javiera Cabrera Muñoz, com supervisão da professora Alai Garcia Diniz e colaboração dos bolsistas Karin, Eliana, Valdir e Marcos.
Informações pelo e-mail marcosmendes26@yahoo.com.br.
Currículo dos palestrantes
Rhina Landos Martínez André, professora e crítica salvadorenha, estudou letras e pedagogia na Universidade Centro-americana José Simeón Cañas (1982), doutorando-se em literatura hispano-americana pela USP com tese sobre Roque Dalton. Professora titular da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e membro de corpo editorial da Polifonia (UFMT), atua principalmente nos seguintes temas: literatura de testemunho, Roque Dalton, poesia, representação.
César Cuadra, poeta, professor e crítico chileno, estudou filologia hispânica na Universidade Complutense de Madri de 1978 a 1984, doutorando-se cum laude na mesma universidade com tese sobre Nicanor Parra. Principais publicações: Nicanor Parra en serio & en broma (1997), Conjuro de ser y no ser (2005) e La cultura después de la cultura (no prelo). Professor de literatura na Universidade do Chile, é também gerente geral da Sociedade de Autores Nacionais de Teatro, Cinema e Audiovisuais do Chile (ATN).