UFSC firma parceria com universidade de Angola nas áreas de ensino, pesquisa e extensão

UFSC e Angola: parcerias
A UAN é a única instituição de ensino superior pública em Angola, e está implantada em dez das 18 Províncias do País. Lá são ministrados 68 cursos de Licenciatura 18 de Bacharelado e 15 de Mestrado em diversas áreas e distribuídos pelas várias faculdades, institutos e escolas superiores.
Prata foi à Luanda para participar do XIX Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp). O atual presidente da entidade, reitor Ronaldo Pena (UFMG) coordenou o encontro, que teve como tema “Direito, Cidadania e Desenvolvimento”.
Durante o encontro foram debatidos problemas relacionados com o desenvolvimento da investigação científica, a densificação das redes sociais, questões institucionais relacionadas à transferência dos valores sociais, orientações normativas, assim como as reformas legislativas em curso nos diferentes terrenos onde se inscreve a lusofonia.
Aulp
Fundada em 1986, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa reúne hoje mais de 140 instituições de ensino superior e de investigação científica dos nove países que têm o português como única ou uma das suas línguas oficiais: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau (região com administração especial da República Popular da China), Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Consolidada como a vertente acadêmica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Aulp articula as relações entre os espaços acadêmicos e científicos nos diferentes países de língua portuguesa, que representam o terceiro grupo linguístico mais numeroso em termos populacionais (cerca de 220 milhões de pessoas).