Sinter intensifica cooperação acadêmica com a França
Como parte da programação Ano da França no Brasil, o professor Paulo Lovatto, diretor de Coordenação Acadêmica da Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais da UFSC (Sinter), proferiu palestra dizendo que desde 2003 a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) financia projetos de cooperação acadêmica com a França. No seu primeiro ano de atividade 70 projetos foram aprovados e atualmente mais de 700 estão em execução, formando mestres, doutores e pesquisadores principalmente nas áreas das engenharias, das humanas e da saúde.
Vários projetos são coordenados pela Capes que viabilizam o ingresso de estudantes em instituições francesas. O Cofecurb, por exemplo, financia mais de 650 projetos. Desse universo, a UFSC participa com 35 exclusivos, sendo dez em engenharia, nove nas ciências exatas e da terra, três nas ciências agrárias, três nas ciências humanas, quatro nas ciências sociais aplicadas, quatro nas línguas, um na biologia e outro na saúde. Ela ainda atua com projetos em parcerias com diversas universidades do país na formação de mestre e doutores. Esse projeto oferece 300 linhas de pesquisas na França.
O projeto Bafitec envolve três projetos na área de engenharia e intercambia professores, mestrandos e doutorandos. Nesse programa, os estudantes podem fazer seus estudos durante um ano em universidades francesas. Já o projeto Brafagri é destinado a graduandos das ciências agrárias. Trata-se de um programa de intercâmbio de dois anos e conta com a co-tutela do estudante no seu projeto de pesquisa. Lovatto salientou que existem estudos para conceder dupla diplomação ao aluno que participa desse programa. A dificuldade está na legislação brasileira junto ao Ministério da Educação. Ele salientou que no caso da pós-graduação, a UFSC tem validado diplomas, desde que estejam também registrados no consulado do Brasil naquele país.
Outras informações podem ser obtidas na Coordenação Acadêmica, Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais, Sinter, que funciona nos fundos do Centro de Cultura e Eventos da Ufsc ou no fone 3721. 8739.
Por José Antônio de Souza/Jornalista na Agecom