Seminário discute panorama da Residência em Saúde da Família

14/05/2009 18:32

Foto: Paulo Noronha

Foto: Paulo Noronha

A Universidade Federal de Santa Catarina realizou nesta quarta-feira, dia 13, o Seminário Residência em Saúde da Família, com o objetivo de discutir e projetar o futuro da área.

O evento, realizado no auditório do Hospital Universitário (HU), foi constituído por três momentos. Participaram da mesa de abertura o professor e ex-reitor Lúcio José Botelho, o representante da Secretaria Municipal de Saúde Gustavo Cruz, o chefe do Departamento de Saúde Pública Alcides Milton da Silva e o diretor do Centro Sócio-Econômico (CCE) Ricardo José Araújo Oliveira.

Para Gustavo Cruz, a parceria com a universidade é fundamental para o andamento e o bom funcionamento da rede de Residência. “Conheço diversos lugares do país e é difícil encontrar uma rede tão propícia para esse serviço como Florianópolis. É uma das mais bem-estruturadas”, completou.

Em um segundo momento, foi apresentado o histórico do projeto, com a presença do professor Marco Aurélio da Rós, do Departamento de Saúde Pública, e Marines Reibnitz, representante da Prefeitura Municipal. Em seguida, aconteceu um debate sobre o momento atual e o futuro da rede.

Para o professor Lúcio Botelho, o evento alcançou resultados satisfatórios. “As discussões foram importantes e marcaram um novo ponto de reaproximação e aprimoramento para termos uma Residência cada vez mais forte”, afirmou.

Sobre o programa

O Programa de Residência Integrada em Saúde da Família (PRISF), promovido pela UFSC, objetiva formar profissionais de saúde, através da educação em serviço, com o objetivo de qualificá-los para o desempenho de suas atividades no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa envolve sete departamentos da universidade (Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Pública e Serviço Social), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Para o professor Marco Aurélio da Rós, o programa propicia uma formação exemplar aos residentes.

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, com a implantação de grupos multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias por região. Atuam na promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde dessa comunidade.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-5079 ou pelo site www.saudedafamilia.ufsc.br.

Paulo Rocha/bolsista de Jornalismo na Agecom