Semana de História reúne pesquisadores da UFSC, Uruguai, Argentina e Portugual
A quinta edição da Semana de História acontece de 11 a 15 de maio na UFSC. Esse ano a semana será multitemática e conta com a presença das pesquisadoras Graciela Sapriza (Uruguai) e Andréa Andújar (Argentina). Elas apresentarão as palestras “Género, memoria y dictadura en Uruguay” e “Movimientos piqueteros em la Argentina: memoria y gênero”. Também foi convidado para o evento o professor Luiz Oosterbeek (Portugal) que apresentará as palestras “Povoamento e adaptação nas origens do agropastorismo” e “Arqueologia, Gerenciamento e Inclusão social: novos paradigmas”. Oosterbeek ministrará ainda o minicurso “Práxis Arqueológica”.
Os professores do Departamento de História da UFSC Adriano Luiz Duarte e Rogério Luiz de Souza, que recentemente concluíram pós-doutorado, também apresentarão suas pesquisas na Semana. Na quinta-feira à noite será realizado o “Debate Historiográfico: perspectivas e caminhos” com professores da UFSC. A V Semana de História também irá exibir filmes e documentários nos cinco dias do evento, sempre ao meio-dia.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, mas para receber o certificado de participação os interessados devem se inscrever enviando um e-mail com nome completo, RG e número de matrícula (se houver) para vsemanadehistoria@gmail.com até o sábado (09/05) ou procurar a organização do evento na segunda-feira, no local. A promoção é do Centro Acadêmico do Curso de História.
A programação completa está disponível em www.semanahistoria.blogspot.com
Por Andréia Lubini / Bolsista de Jornalismo na Agecom