Semana Arte e Pensamento no Século XXI promove debate sobre políticas culturais

20/05/2009 10:57

A Semana Arte e Pensamento no Século XXI, promovida pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), tem sua última etapa na tarde desta quarta-feira (20/05), no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com quatro atrações distintas. Das 14h30 às 17h, representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE), Apufsc, Sintufsc e SeCArte participam do debate “A universidade e a política cultural”, aberto a todos os interessados. Tanto este evento quanto o restante da programação da Semana têm entrada franca.

Às 17h30, a professora Clélia Mello ministra a palestra “Cinema Expandido”, que vai abordar o contexto e as experiências do hibridismo entre as artes aplicados ao universo cinematográfico. As iniciativas de Peter Weibel e Valie Export, ainda nos anos 60, também serão objeto de análise da professora. Ela falará ainda sobre a obra visionária de Gene Youngblood e o emprego sistemático da expressão “cinema expandido”, a partir de 1970, para caracterizar os diálogos promovidos entre cinema, vídeo, música, teatro e informática, cobrindo um espectro amplo de possibilidades de criação até os dias atuais.

Mais tarde, às 18h30, o professor Mauro Pommer fará a palestra “Cinema e Tecnologia do Audiovisual”, analisando de que forma as mutações tecnológicas – como o som sincronizado, sua transformação em estereofônico, a utilização da cor e a tela panorâmica – marcaram o uso social de um aparelho do século XIX ao longo dos anos e décadas seguintes. Essas transformações, ainda em curso, têm três decorrências fundamentais, segundo o palestrante: a revalorização das salas de cinema como espaço de informação e entretenimento, a sobrevivência da produção cinematográfica enquanto criadora de novas performances e releitura de temas e, por fim, a importância do repertório fílmico como registro de uma etapa da história da arte.

A Semana Arte e Pensamento no Século XXI será fechada às 19h30 com o Sarau Boca de Cena, projeto de extensão da UFSC criado por Juliana Impaléa e Flávia Tomaz que busca divulgar a produção artística de Florianópolis, dando oportunidade para que a música, a poesia, o teatro, a dança e as artes visuais sejam levadas ao grande público. Vão participar da sessão desta quarta-feira, entre outros, o grupo de dança Kirinus, as bandas Os Desclassificados e Os Encaipirados, os atores Aline Maciel e George França e os poetas Jozé Amorim e Indiana Nicolletti.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE

14h30 – A Universidade e a Política Cultural (debate) – DCE, APUFSC, Sintufsc, SeCArte

17h30 – Cinema Expandido – Clélia Mello

18h30 – Cinema e Tecnologia do Audiovisual – Mauro Pommer

19h30 – Sarau Boca de Cena

Mais informações pelo fone (48) 3721-8304 e no site www.secarte.ufsc.br.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom