Reforma ortográfica, sociolinguística, gênero jornalístico e ensino são temas de debate
O III Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (Sinpel) será realizado de 5 a 7 de maio, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, com uma programação repleta de palestras, mesas-redondas, defesas e qualificações de mestrado e doutorado, comunicações individuais e painéis.
Além disso, pela primeira vez, haverá um minicurso no qual a professora Leonor Scliar Cabral abordará o seu novo método de alfabetização. O minicurso terá duração de oito horas e dará direito a certificado específico.
Outras atividades relevantes confirmadas na programação são a palestra de abertura, “Bakhtin e Labov: questões de estilo, de significação e de mudança” com a professora Cristine Gorski Severo, da UFSCar, e o painel “O gênero jornalístico em sala de aula”, a cargo de Nóris Eunice Wiener Pureza Duarte (UFPel), no dia 7.
O Sinpel é organizado pelos alunos da pós-graduação em Linguística da UFSC. Em sua primeira edição, em 2007, os alunos resolveram aproveitar a vinda de professores de outras universidades para as bancas de defesa do mestrado e doutorado e os convidaram a realizar palestras falando sobre suas pesquisas acadêmicas.
A programação completa está disponível no endereço http://sinpel.pbwiki.com/. Outras informações pelo e-mail sinpel.ufsc@gmail.com.
Por Andréia Lubini / Bolsista de Jornalismo na Agecom