Pequenas empresas terão R$ 9 milhões para pesquisas

08/05/2009 10:09

As pesquisas voltadas à inovação científica e tecnológica em pequenas empresas do Estado serão beneficiadas com R$ 9 milhões. Os projetos apresentados em edital de pesquisa estão sendo avaliados agora pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc). Fomentados em parceria com o Sebrae, representam, segundo o presidente da Fundação, Diomário de Queiroz, uma ferramenta importante para o desenvolvimento científico, unindo o setor público e a iniciativa privada. O financiamento é a fundo perdido, ou seja, não é reembolsável. A iniciativa ocorre no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa em Pequenas Empresas (PAPPE Subvenção).

O programa é considerado, na prática, a concretização de uma meta da Lei de Inovação Catarinense, que, conforme adianta o ex-reitor da UFSC, está na mesa do governador para regulamentação. “A parceria público-privada busca criar as condições para transformar a inovação tecnológica em emprego, renda e inclusão social”, sublinha. O programa dirigido às pequenas empresas, beneficiando todas as áreas do conhecimento, visa melhorar a competitividade do setor produtivo catarinense, além de desconcentrar a ciência, distribuindo-a por todo o território catarinense. “Esse é um caminho para respaldar a implantação de políticas públicas em CT&I”, concluiu Diomário.

O PAPPE é coordenado junto à Fapesc pelo diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica, professor César Zucco, ex-pró-reitor de Pesquisa da UFSC.

Contatos: 3215-1210 e 9963-2200 (Diomário); e 3215-1220 e 9972-0869 (Zucco).