Palestra “Conheça o Observatório Social” será no dia 3
O Departamento de Atenção Social e a Saúde, vinculado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social, promove no próximo dia 3, às 19h30min, no Centro de Cultura e Eventos, Auditório Garapuvu, a palestra “Conheça o Observatório Social”, com Décio Rui Pialarissi, delegado da Receita Federal de Maringá. Logo em seguida, às 19h50min, acontecerá a encenação da peça “O Auto da Barca do Fisco”, inspirada nas obras “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente e “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.
Desde abril de 2009 vários representantes de órgãos municipais, estaduais e federais de Santa Catarina reuniram-se para conhecer a proposta do Observatório Social de Maringá, que pode ser implementado em Florianópolis. Para isso, reuniões foram realizadas por representantes da própria UFSC, UDESC, Controladoria Geral da União, Receita Federal, Polícia Federal, Secretarias de Educação do Estado e Município entre outros.
O principal objetivo do projeto Observatório Social está na educação fiscal, contando com diversas atividades com alunos dos diversos níveis de ensino através de concursos (cartazes, monografias, redações etc.); controle dos gastos públicos através do acompanhamento das licitações e compras no âmbito municipal, focando preço, entrega, qualidade e destinação dos produtos.
Os resultados da atuação do Observatório Social de Maringá, que recebeu o prêmio do Ministério da Ciência e Tecnologia como instituição de melhor atuação em Tecnologia Social do Sul do Brasil, mostraram ganhos significativos em termos de economia de gastos e redução de preços, melhoria da qualidade dos produtos licitados, no sentido de prevenir a corrupção e aumentando a confiabilidade na aplicação do dinheiro público. Várias experiências foram relatadas com ações concretas e resultados positivos alcançados, inclusive com mudança de cultura por parte das empresas que ganharam as licitações para cumprirem as cláusulas dos contratos.
Mais informações pelo fone 3721-9611.