Hospital Universitário da UFSC intensifica mobilização contra a infecção hospitalar
No sentido de contribuir com o aumento da adesão dos profissionais às boas práticas de higienização das mãos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS) publicou dentro da campanha ‘Salve vidas: higienize as mãos’ o manual “Higienização das mãos em serviços de saúde”. Com esta publicação a Anvisa espera proporcionar aos profissionais e gestores dos serviços de saúde conhecimento técnico para embasar as ações relacionadas às práticas de higienização das mãos, a prevenção e à redução das infecções além de promover a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.
Desde 1986 o Hospital Universitário da UFSC iniciou ações muito importantes no controle da infecção hospitalar sempre com a participação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). A partir de 2004, a Organização Mundial de Saúde encampou em diversos países a Aliança Mundial para Segurança do Paciente e atualmente desenvolve a campanha ‘Salve vidas: higienize as mãos’’. Mesmo com todas essas iniciativas, estudos sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais à prática da higienização das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é insuficiente.
No HU da UFSC todos os anos, no dia 15 de maio, escolhido como o Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar, a equipe do CCIH, conforme a chefe da Comissão, enfermeira Zulmira Miotello Cipriano, são promovidas palestras, seminários e distribuição de manuais como o manual de ‘Procedimento básico para higienização das mãos’, de 2003, organizado por Maria Léa Campos e Zulmira Miotello Cipriano.
Durante todo o ano é feito o acompanhamento dos pacientes, capacitação para os profissionais da saúde, campanhas educativas e mesmo assim de cada 100 pacientes, 6 % desenvolvem uma infecção que pode se apresentar dentro do próprio hospital, salienta Cipriano.
Mais informações com Zulmira pelo fone 3721-9869.
Por Celita Campos/jornalista da Agecom