Ex-professora da UFSC recebe prêmio do Conselho Regional de Contabilidade

15/05/2009 12:25

As contadoras Ilse Maria Beuren, ex-professora da UFSC e hoje na Furb – Universidade Regional de Blumenau, e Carla Andréa Assenheimer Cardoso, de São Miguel do Oeste, receberão o Prêmio Destaques da Contabilidade 2009, concedido anualmente pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) a profissionais que se destacam pela sua atuação em favor da classe contábil e da comunidade. As duas foram indicadas pelos próprios contabilistas catarinenses em pesquisa realizada pela internet.

Esta é a primeira vez que o Prêmio, instituído em 2004, será entregue a mulheres, numa demonstração clara do crescimento da presença feminina na profissão.

A entrega acontecerá dia 20 de maio, às 19 horas, no auditório do CRCSC, em Florianópolis. Na oportunidade, também serão lembrados os pioneiros da contabilidade, na figura do contador Oscar Pereira (professor Tamoio), de Florianópolis, detentor do registro profissional de número 194, concedido em junho de 1947, e da empresa A Comercial Organização Contábil e Serviços Ltda (registro número nº 48 no CRCSC), com sede em Jaraguá do Sul, fundada em 1958.

Lançamento de livros

Junto com a entrega do Prêmio Destaques da Contabilidade, o CRCSC fará o lançamento de dois livros. Um deles “Sistema de Controle Interno para Municípios”, de autoria do conselheiro José Ademir Deschamps, foi editado pela própria entidade e será um valioso instrumento para os municípios interessados em implantar ou aperfeiçoar o sistema de controle interno.

Deschamps possui mais de 30 anos de experiência em várias prefeituras catarinenses, na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis e no Tribunal de Contas do Estado (TCE), o que lhe permitiu construir um modelo de Sistema de Controle Interno (SCI) aplicável a quaisquer municípios.

Já “Controladoria – na coordenação de sistemas de gestão” é de autoria dos professores da UFSC Darci Schnorrenberger e Rogério João Lunkes. Editada pela Atlas, a obra foi estruturada pensando o assunto sob um enfoque sistêmico. Iniciando com o resgate da evolução da Controladoria, o texto avança até a discussão do seu papel em cada um dos cinco sistemas vitais para a organização, terminando por expor aspectos ligados à própria organização de uma área específica.

Mais informações com Márcia Quartiero – Assessoria de Comunicação do CRCSC – (48) 8405-7104 / 3348-7195.