Evento debate o ensino da música nas universidades
O compositor e saxofonista Livio Tragtenberg, autor de óperas e de obras instrumentais, sinfônicas e eletroacústicas, fala às 14h30min dessa segunda-feira (18/05) sobre o “Ensino da música na universidade”, dentro da Semana Arte e Pensamento no Século XXI, que a Secretaria de Arte e Cultura realiza no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade. Com ele estará na mesa a professora Tereza Virginia de Almeida, também compositora, poeta e cantora, que desenvolve pesquisas sobre as diferentes formas de relação entre música e literatura e coordenou o Dicionário de Música Popular em Santa Catarina (edição on-line). Todos os eventos têm entrada gratuita.
Livio Tragtenberg gravou vários discos, destacando-se o intitulado “Temperamental”, feito em parceria com Wilson Sukorski e Décio Pignatari. Tem realizado apresentações no Brasil e no exterior. É autor dos livros “Artigos Musicais”, uma coletânea de artigos especializados publicados no jornal Folha de S.Paulo, e “Contraponto”, publicado pela Editora da USP. Também criou a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo e a Nervous City Orchestra em Miami (EUA), além da Blind Sound Orchestra, com músicos cegos tocando filmes mudos. Foi professor de composição musical no Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na PUC-SP.
A programação da tarde prossegue com as palestras “Anti-Poesia”, às 16h30min, sob a responsabilidade de César Cuadro, e “Ópera no Século XXX: o Futuro está no Passado?”, às 17h30min, com Alessandro Pinzani, professor de ética e filosofia, que discutirá os rumos de um gênero artístico considerado conservador e sua função no panorama da arte contemporânea. Por fim, às 19h30min, Livio Tragtenberg volta para a palestra “Personas Sonoras”, um “diálogo” produzido com músicos de rua de diferentes partes do planeta, além de uma interação musical ao vivo do compositor ao sax, clarone e sanfona.
Terça-feira
A Semana Arte e Pensamento prossegue às 14h30min de terça-feira (19/05) com o tema “Memória e desmemoria em Beckett”, comunicação do professor Sérgio Medeiros sobre o dramaturgo irlandês, seguida pela apresentação de uma peça breve de sua autoria, “A Última Gravação”, com direção de Dirce Waltrick do Amarante e interpretação de João Pedro Garcia. Com 25 minutos de duração, a encenação mostra um homem que comemora seu 69º aniversário mas, próximo da morte, revê seu passado, externando os conflitos decorrentes de sua percepção do mundo.
Às 15h30min a atriz e diretora Carmen Fossari vai falar sobre aspectos da obra do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal, na palestra “Fernando, em seus Arrabaldes Infindos”. A diretora o considera “um criador contemporâneo de olhar atento e pensamento tão imenso como os cinco continentes aonde chegam suas obras e suas tempestades filosóficas”.
Durante três horas, a partir das 16h30min, haverá várias performances cênicas, a cargo de Alaí Garcia, seguidas de debates e discussões, culminando com uma apresentação do grupo de poetas Corpo de Letra. Às 19h30min, a Siedler Cia. de Dança apresenta a coreografia “Assinatura”. A Semana termina na quarta-feira, com debates sobre a política cultural nas universidades, o cinema e as tecnologias do audiovisual, fechando com o Sarau Boca de Cena.
Programação atualizada:
Segunda-feira – 18 de maio
14h30min – O Ensino da Música na Universidade – Livio Tragtenberg e Tereza Virgínia de Almeida
16h30min – Anti-poesia – César Cuadro
17h30min – Ópera no Século XXI: o Futuro está no Passado? – Alessandro Pinzani
19h30min– Personas Sonoras – Livio Tragtenberg
Terça-feira – 19 de maio
14h30min – Memória e Desmemoria em Beckett – Sérgio Medeiros
15h30min – Fernando, em seus Arrebaldes Infindos – Carmen Fossari
16h30min – Artes Cênicas (performance) – Alaí Garcia
19h30min – Espetáculo “Assinatura” – Siedler Cia. de Dança
Quarta-feira – 20 de maio
14h30min – A Universidade e a Política Cultural (debate) – DCE, APUFSC, Sintufsc, SeCArte
17h30min – Cinema Expandido – Clélia Mello
18h30min – Cinema e Tecnologia do Audiovisual – Mauro Pommer
19h30min – Sarau Boca de Cena
Mais informações pelo fone (48) 3721-8304 e no site www.secarte.ufsc.br