Desafio Sebrae 2009 bate recorde de inscrições

29/05/2009 15:13

O número de inscritos no Desafio Sebrae de 2009 bateu o recorde nessa edição: ao todo foram 131.183 participantes de todo o Brasil que irão formar equipes. No ano passado cerca de 94 mil estudantes formaram 20 mil equipes. Na grande final brasileira da edição de 2008, ocorrida em novembro, a Equipe Kirchoff, com integrantes da UFSC, ficou em segundo lugar, poucos pontos atrás do primeiro.

Na UFSC, 505 alunos se inscreveram para o Desafio Sebrae, que neste ano terá como propósito a simulação de uma indústria de brinquedos. No ano passado, o tema foi o setor de calçados. O jogo é dividido em cinco etapas, sendo as três primeiras virtuais, nas quais as equipes de três a cinco jogadores utilizam um software exclusivo para participarem. Depois os classificados se enfrentam em etapas estadual e nacional, respectivamente.

Equipe catarinense se destaca

No Desafio Sebrae 2008, a equipe Kirchoff destacou-se, ficando em segundo lugar com apenas um ponto atrás do campeão. Formado por André Kurowski Soares, Márcio Augusto Ferreira e Vinícius Salviato de Toledo, alunos da Engenharia Elétrica da UFSC, Alan Leon Fellip (Administração de Empresas – UDESC) e Bruno Kurowski Soares (Engenharia Civil – Univali), o time disputou a etapa final com outras sete equipes, todas classificadas nas semifinais. São Paulo, Goiás, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Paraná e Roraima se enfrentaram em 13 rodadas, que simulam o ambiente empresarial.

Nos dias 14 a 17 de novembro, na finalíssima, a Kirchoff teve um começo ruim, mas conseguiu alcançar a liderança na oitava rodada, onde se manteve até a 12ª. Só na última etapa foi ultrapassada pela equipe de São Paulo, que terminou com 91,45 pontos. A equipe catarinense obteve 90,08, praticamente um ponto a menos.

O Desafio Sebrae 2008 teve ao todo 94 mil inscritos em 20 mil equipes. Depois de passar pelas 703 equipes da etapa de Santa Catarina, eliminar outros três concorrentes na semifinal e ficar um ponto atrás do campeão, a equipe Kirchoff recebeu troféu no dia 17 de novembro. Na cerimônia estavam presentes o presidente do Sebrae Paulo Okamotto e o senador Cristovam Buarque. O excelente resultado serve de estímulo para a formação de novas equipes.

O jogo

O objetivo do jogo é simular virtualmente uma empresa. Para isso, a equipe precisa ter, além de conhecimento de gerência, espírito empreendedor. Através da plataforma virtual desenvolvida pelo Sebrae, cada equipe deve distribuir seus recursos nas diversas áreas corporativas, e tomar as respectivas decisões. Ao final de cada fase o sistema computa os pontos através dos critérios (lucro, vendas, custo da mão-de-obra, etc.) e define os vencedores, que são classificados para a etapa seguinte.

Dentro de cada etapa (fase), dividem-se as equipes em chaves, compostas cada uma por 8 times. Dentro dessas chaves, as equipes se enfrentam em períodos que vão de três a oito rodadas. Cada rodada representa virtualmente um trimestre da empresa. As três primeiras fases classificam o campeão estadual para a semifinal; a quarta classifica os 32 melhores times de todo o Brasil para a final. Todas as despesas de viagens para as cidades de cada etapa são pagas pelo Sebrae. No final, recebe o troféu a equipe que souber utilizar as melhores estratégias nos momentos oportunos.

Mais informações no endereço http://200.186.125.189/DesafioSebrae2009/Script/SbrHome.asp.

Tomás Petersen / Bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação do CTC – Nucom – nucom@ctc.ufsc.br – (48) 3721-9339