Cine Paredão exibe filme sobre o massacre dos refugiados palestinos nos campos de Sabra e Shatila

19/05/2009 18:41

O projeto Cine Paredão desta sexta (22/5) exibirá o filme Valsa com Bashir (“Vals Im Bashir”,Israel – 2008), que foi indicado à Palma de Ouro em Cannes (2008) e ao Oscar de melhor filme estrangeiro (2009). O longa foi exibido no Festival do Rio e ainda é inédito em Santa Catarina. O documentário, em forma de animação, trata do massacre dos refugiados palestinos nos campos de Sabra e Shatila, em Beirute, Líbano, pelos milicianos cristãos maronitas. Não se sabe ao certo o número de mortos, que ultrapassaram dois mil.

O massacre ocorreu em uma área diretamente controlada pelo exército israelense, durante a Invasão do Líbano de 1982, entre 16 e 18 de setembro daquele ano. A Corte Suprema de Israel considerou o Ministro da Defesa do país, Ariel Sharon, pessoalmente responsável pelo massacre, por ter falhado na proteção aos refugiados.

O filme é parte dos esforços do diretor israelense Ari Folman em reconstruir suas próprias memórias do massacre, que ocorreu, durante a guerra que participou, como soldado, com apenas 19 anos.

Valsa com Bashir foi premiado com o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro (2009) e também recebeu o César – prêmio maior do cinema francês- de melhor filme estrangeiro de 2009, entre outros prêmios e indicações.

A sessão acontece às 20h, nas Colinas do Bosque, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Em caso de chuva o filme será exibido no auditório do CFH.

Waltz with Bashir

Waltz with Bashir

Ari Folman

Israel, 2008

Saiba mais sobre o projeto:

Filmes raros são exibidos na UFSC no ´Cine Paredão`

Todas as sextas-feiras, a partir das 20h, nas colinas do bosque da UFSC, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), funciona o projeto Cine Paredão. Criado por quatro estudantes do curso de Ciências Sociais, a proposta é utilizar os espaços ociosos da universidade para exibição filmes que são de difícil acesso à comunidade. “Queremos incentivar o pessoal a realizar apresentações de teatro e música, por exemplo, a utilizar o espaço da UFSC de outra forma”, afirma Milena Abreu Chiaranda, uma das criadoras do projeto.

Atualmente com exibições apenas de filmes em longa-metragem, os responsáveis pretendem abrir espaço para produções da comunidade. “Estamos estudando começar as sessões um pouco mais cedo para passar filmes que as pessoas nos mandem, obras de videoarte ou curtas-metragens de máximo 15 minutos. Também queremos ampliar o projeto, utilizando outros espaços da universidade”, diz Milena.

O Cine Paredão funciona desde maio de 2008 e conta com o apoio da direção do CFH e da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte). Milena lembra que, em caso de chuva, os filmes serão exibidos no auditório do CFH. As sessões são gratuitas.

Mais informações com Milena Abreu Chiranda pelo e-mail luamilenar@hotmail.com.

Por Alita Diana e Paulo Rocha Azevedo / Jornalista e Bolsista da

Agecom