Cine Paredão desta sexta promove discussão sobre manicômios
O projeto Cine Paredão desta sexta (15/05) exibirá o filme ´Uma janela para a Lua`. A proposta é discutir o sistema manicomial, através de debate com representantes do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial, que ocorrerá logo após a exibição.
A sessão acontece às 20h, nas colinas do Bosque, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Em caso de chuva o filme será exibido no auditório do CFH.
Uma janela para a Lua
diretor Alberto Simone
Itália,1995
Sinopse
Um homem volta à pequena aldeia em que nasceu, na Sicília, e resolve reformar sua antiga casa. Contrata Salvatore, um velho trabalhador da região, e seus dois filhos. Descobre que eles vivem numa comunidade terapêutica, em que um jovem médico usa uma maneira criativa e diferente de tratar problemas psicológicos.
Saiba mais sobre o projeto:
Filmes raros são exibidos na UFSC no ´Cine Paredão`
Todas as sextas-feiras, a partir das 20h, nas colinas do bosque da UFSC, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), funciona o projeto Cine Paredão. Criado por quatro estudantes do curso de Ciências Sociais, a proposta é utilizar os espaços ociosos da universidade para exibição filmes que são de difícil acesso à comunidade. “Queremos incentivar o pessoal a realizar apresentações de teatro e música, por exemplo, a utilizar o espaço da UFSC de outra forma”, afirma Milena Abreu Chiaranda, uma das criadoras do projeto.
Atualmente com exibições apenas de filmes em longa-metragem, os responsáveis pretendem abrir espaço para produções da comunidade. “Estamos estudando começar as sessões um pouco mais cedo para passar filmes que as pessoas nos mandem, obras de videoarte ou curtas-metragens de máximo 15 minutos. Também queremos ampliar o projeto, utilizando outros espaços da universidade”, diz Milena.
O Cine Paredão funciona desde maio de 2008 e conta com o apoio da direção do CFH e da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte). Milena lembra que, em caso de chuva, os filmes serão exibidos no auditório do CFH. As sessões são gratuitas.
Mais informações com Milena Abreu Chiranda pelo e-mail luamilenar@hotmail.com
Por Paulo Rocha Azevedo/ Bolsita de Jornalismo na Agecom