Atuação da arqueologia na atualidade é tema de curso durante a V Semana de História

08/05/2009 13:35

Entre os dias e 11 e 13 de maio, das 14h às 18h, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CED), será realizado o minicurso Práxis Arqueológica, ministrado pelos professores convidados Luiz Oosterbeek (IPT – Portugal) e Rossano Lopes Bastos (IPHAN/IPT). A atividade, aberta ao público em geral, faz parte da programação da V Semana de História, que será realizada de 11 a 15 de maio na UFSC. Entre os temas a serem trabalhados estão a atuação da arqueologia na atualidade, métodos e técnicas, estatuto epistemológico da disciplina e gestão patrimonial e de território.

Luiz Oosterbeek é português, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1982), PhD (1994) pelo University College London, com equivalência ao grau de doutor em Pré-História e Arqueologia pela Universidade do Porto (1995). Atualmente é professor coordenador do Departamento de Território, Arqueologia e Patrimônio do Instituto Politécnico de Tomar, diretor do Gabinete de Relações Internacionais do Instituto Politécnico de Tomar, diretor do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação e professor convidado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Rossano Lopes Bastos é brasileiro, graduado em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (1982), mestre (1994) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor (2002) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é arqueólogo da 9ª Superintendência Regional do IPHAN em São Paulo. É professor convidado do Mestrado Quaternário e Pré-História, do programa Erasmus Mundus.

Informações com Daniela pelo fone 8403-9551.