Ano Internacional da Astronomia: UFSC recebe “caçador de planetas”
A UFSC recebe nesta quarta-feira, 13/5, um autêntico caçador de planetas. O astrônomo e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Renan de Medeiros, integrante de vários consórcios internacionais que buscam novos mundos no Cosmos é o convidado de mais uma palestra integrada às comemorações do Ano Internacional da Astronomia na UFSC. O encontro será realizado no auditório da Reitoria, a partir de 19h.
Desde a década de 90, 370 novos planetas foram descobertos fora do Sistema Solar, orbitando os mais diversos tipos de estrelas. Segundo o professor, que participou de pesquisas que levaram à descrição de três planetas extra-solares, um de seus sonhos é descobrir um planeta semelhante à terra, azul e verde. “Como são as cores do céu e da esperança que nos inspiram e impulsionam”, diz o pesquisador, Ph.D. pela Université de Genéve, Suíça, ex-presidente da Sociedade Astronômica Brasileira e da Comissão Brasileira de Astronomia. Atualmente o professor é membro do Comitê Assessor Física-Astronomia do CNPq, desenvolvendo atividades em astronomia e astrofísica estelar, com ênfase em temas como rotação estelar, magnetismo estelar e exoplanetologia.
Todas as palestras do Ano Internacional da Astronomia na UFSC são organizadas pensando no o público leigo, privilegiando linguagem simples e acessível. Após a palestra o público será convidado a contemplar o céu com os telescópios do Observatório Astronômico da UFSC. A organização do evento é do professor Antônio Kanaan, do Grupo de Astrofísica, ligado ao Departamento de Física da UFSC.
Informações: (48) 3721-8238 / e-mail: astro@astro.ufsc.br
Ciclo de palestras:
A organização do ciclo ´Grandes temas da astronomia moderna` é do Grupo de Astrofísica, ligado ao Departamento de Física da UFSC, com coordenação do professor Antônio Kanaan. Após as palestras o público é convidado a contemplar o céu no Observatório Astronômico da UFSC.
Veja abaixo a agenda do ciclo. Alguns temas ainda estão sendo definidos
Março / 30/03 Jorge Quilffeldt – Instituto de Biociências / Universidade Federal do Rio Grande do Sul – “Astrobiologia : Água e
Vida no Sistema Solar e além”
Abril / 13/04 João Steiner – Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG-USP) – “Buracos negros, cemitérios cósmicos”
Maio / 13/05 Renan Medeiros – Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DFTE/UFRN) – “Os Novos Mundos do Cosmos”
Junho / Carlos Wuensche – Divisão de Astrofísica / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Agosto / Guillermo Tenorio-Taglia – TTBD
Setembro / Augusto Damineli – Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG-USP) – “Procura de vida fora da Terra”
Outubro / Kepler Oliveira – Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF/UFRGS)
Novembro / Laerte Sodré – Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG-USP) – “Matéria Escura”
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Leia o que já foi publicado sobre o Ano Internacional da Astronomia no site da UFSC:
– Palestra mostra como buracos negros são importantes para estudo da arquitetura do universo
– Ano Internacional da Astronomia: palestra sobre exobiologia lota auditório da Reitoria
– Projeto ´De Olho no Céu de Floripa` proporciona observações astronômicas durante todo o ano
– Universidade integra equipes para divulgar Ano Internacional da Astronomia