Ano Internacional da Astronomia: professor José Renan de Medeiros, da UFRN, fala sobre os ´Novos mundos do Cosmos`

08/05/2009 14:58

O astrônomo e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Renan de Medeiros, integrante de vários consórcios internacionais de caçadores de planetas, é o convidado de mais uma palestra integrada às comemorações do Ano Internacional da Astronomia na UFSC. O encontro será realizado na próxima quarta-feira, 13/5, no auditório da Reitoria, a partir de 19h, com o tema ´Os novos mundos do Cosmos`. Após a palestra o público será convidado a contemplar o céu com os telescópios do Observatório Astronômico da UFSC.

“Mas, afinal, onde eles se encontram, os outros Mundos do Cosmos?”, pergunta o professor. Segundo ele, a resposta começou a ser construída em outubro de 1995, na cidade de Florença, Itália, quando Michel Mayor, astrônomo da Universidade de Genebra, Suiça, e seu então jovem assistente Didier Queloz, anunciaram a descoberta de um planeta gigante, com características de Júpiter, orbitando uma estrela solitária da constelação de Pégasus. Desde então, cerca de 370 novos planetas foram descobertos fora do Sistema Solar, orbitando os mais diversos tipos de estrelas.

“Estrelas anãs, estrelas subgigantes, estrelas gigantes, estrelas binárias, pulsares… tudo que é de natureza estelar parece abrigar planeta ou sistemas planetários”, destaca o professor, que em sua palestra apresentará uma visão geral sobre a grande aventura humana em busca de planetas extra-solares. O astrônomo fará também uma apresentação das características e particularidades destes planetas, falando de suas semelhanças e diferenças em relação aos do Sistema Solar.

De acordo com Medeiros, a descoberta destes novos mundos quebraram a solidão cósmica. Mas ele questiona: “Serão mundos habitados ou apenas mundos de solidão? A busca continua!”, instiga o pesquisador, Ph.D. pela Université de Genéve, Suíça, ex-presidente da Sociedade Astronômica Brasileira e da Comissão Brasileira de Astronomia. Atualmente é membro do Comitê Assessor Física-Astronomia do CNPq, desenvolvendo atividades em astronomia e astrofísica estelar, com ênfase em temas como rotação estelar, magnetismo estelar e exoplanetologia. É autor dos livros Teia do Tempo (2005) e Meu céu, o céu de cada um, céu de todos nós (2006), ambos pela Zian Editora.

Mais informações: (48) 3721-8238 / e-mail: astro@astro.ufsc.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Ciclo de palestras:

A organização do ciclo ´Grandes temas da astronomia moderna` é do Grupo de Astrofísica, ligado ao Departamento de Física da UFSC, com coordenação do professor Antônio Kanaan. Após as palestras o público é convidado a contemplar o céu no Observatório Astronômico da UFSC.

Veja abaixo a agenda do ciclo. Alguns temas ainda estão sendo definidos

Março / 30/03 Jorge Quilffeldt – Instituto de Biociências / Universidade Federal do Rio Grande do Sul – “Astrobiologia : Água e

Vida no Sistema Solar e além”

Abril / 13/04 João Steiner – Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG-USP) – “Buracos negros, cemitérios cósmicos”

Maio / 13/05 Renan Medeiros – Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DFTE/UFRN) – “Os Novos Mundos do Cosmos”

Junho / Carlos Wuensche – Divisão de Astrofísica / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Agosto / Guillermo Tenorio-Taglia – TTBD

Setembro / Augusto Damineli – Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG-USP) – “Procura de vida fora da Terra”

Outubro / Kepler Oliveira – Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF/UFRGS)

Novembro / Laerte Sodré – Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG-USP) – “Matéria Escura”

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Leia o que já foi publicado sobre o Ano Internacional da Astronomia no site da UFSC:

– Palestra mostra como buracos negros são importantes para estudo da arquitetura do universo

– Ano Internacional da Astronomia: palestra sobre exobiologia lota auditório da Reitoria

– Projeto ´De Olho no Céu de Floripa` proporciona observações astronômicas durante todo o ano

– Universidade integra equipes para divulgar Ano Internacional da Astronomia