´A educação de surdos em uma perspectiva bilíngue` tem lançamento marcado para esta quinta
 “Fazer leitura e redação é muito difícil […], o surdo tem experiência visual, e pro ouvinte é bem mais fácil aprender Português […]. O surdo não, o surdo é diferente, a experiência dele é visual. As palavras, parece que falta o conceito das palavras. No português é som, e, para o surdo, é experiência visual”. O depoimento da aluna surda faz parte da obra A educação de surdos em uma perspectiva bilíngue – Uma experiência de elaboração de softwares e suas implicações pedagógicas (EdUFSC), e dá uma ideia de como funciona a assimilação da linguagem pelas pessoas que não ouvem.
A obra, organizada por Alejandro Garcia Ramirez e Mara Lúcia Masutti, será lançada na quinta (28/05), às 16h no piso superior da Biblioteca Universitária. O livro aborda o trabalho do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação de Surdos (NEPES) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC) que, em parceria com a Univali, desenvolveu softwares utilizados na educação de surdos.
Vidomar Silva Filho, professor do CEFET-SC e doutorando em Linguística, acredita no poder multiplicador da obra. “A apresentação das bases teórico-filosóficas que orientaram o trabalho e a descrição dos recursos tecnológicos empregados certamente servirão para subsidiar iniciativas semelhantes – que são urgentes e muito bem-vindas”.
Em conjunto com “A educação de surdos em uma perspectiva bilíngue”
será lançado também o livro “A política educacional de integração/inclusão – um olhar do egresso surdo”, de Paulo Cesar Machado.
A educação de surdos em uma perspectiva bilíngue – Uma experiência de elaboração de softwares e suas implicações pedagógicas
Alejandro Rafael Garcia Ramirez e Mara Lúcia Masutti (organizadores)
Editora da UFSC (EdUFSC)
101 páginas
Preço: R$ 14,00
Contatos: Mara Masutti – 9911 3092, 3381 2874 ou com Alejandro Ramirez – ramirez@univali.br.
        



























