UFSC lança concurso de cartazes contra homofobia, lesbofobia e transfobia

13/04/2009 16:08

O Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC está com inscrições abertas para um concurso de cartazes sobre temas que envolvem a violência contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBTTT) na rede pública de ensino. Podem participar escolas públicas da Grande Florianópolis que se proponham a realizar a construção do cartaz com seus alunos.

Cada escola poderá concorrer com quantos cartazes desejar e as inscrições são gratuitas. O cartaz e a ficha de inscrição devem ser entregues até o dia 8 de maio, no período da manhã, no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Departamento de Antropologia, no Laboratório de Antropologia Social.

O concurso se insere na proposta de criação da data 17 de maio, instituída por lei no município de Florianópolis como Dia Municipal contra a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia. Para os integrantes do núcleo, o envolvimento das escolas da rede pública de Florianópolis e Grande Florianópolis é fundamental no enfrentamento das violências e discriminações cotidianamente reproduzidas contra alunas e alunos, professoras e professores e demais profissionais do corpo técnico pedagógico que sejam lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

O NIGS atua desde 1991 em pesquisas e ações de formação sobre Educação e Sexualidades. Neste ano está promovendo mais uma vez o Projeto Papo Sério, iniciado em 2007, que prevê oficinas sobre gênero e sexualidades nas escolas públicas do entorno da universidade.

Os vencedores levarão para a biblioteca de suas escolas livros e revistas sobre gênero e sexualidades. O resultado do concurso será publicado no endereço www.nigs.ufsc.br, em 17 de maio, e disponibilizado via e-mail a todos os inscritos. Os prêmios serão entregues em atividade pública na UFSC, no dia 18 de maio.

O edital pode ser consultado no endereço http://docs.google.com/Doc?id=dfb4kkph_241vqw7zng2.

Outras informações pelos telefones (48) 3721-9890, ramal 25, pela manhã, e 8829-3359, com Felipe Fernandes, ou pelos e-mails nigsnuc@cfh.ufsc.br e complex.lipe@gmail.com.

Margareth Rossi /Jornalista da Agecom