Técnicos da UFSC são capacitados no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas
Bibliotecários da Biblioteca Universitária (BU/UFSC), Analista de Sistemas do Núcleo de Processamento de Dados(NPD), Professores do
Departamento de Ciência da Informação (CIN/CED) e bolsistas do Portal de Periódicos recebem capacitação do Professor Miguel Angel Mardero Arellano do Laboratório de Tecnologia da Informação do IBICT sobre o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Plataforma SEER).
Saiba mais
Miguel Angel Mardero Arellano
Graduado em Antropologia Social pelo Instituto Nacional de Antropologia e Historia no México e mestrado e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é tecnologista pleno 1 do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Editor pelo Brasil e editor regional pela América Latina do repositório Digital E-LIS. Especialista na área de Ciência da Informação, com destaque em preservação digital e repositórios digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação, OJS/SEER, Open Conference Systems, EPrints, DSPace, LOCKSS, PKP Harvester, comunicação científica e editoração científica. Moderador da lista de discussão bib_virtual desde 1998.
Informações obtidas a partir do Currículo Lattes
Portal de Periódicos da UFSC
O portal de periódicos da UFSC ( www.periodicos.ufsc.br)
agrega, atualmente, 31 revistas científicas produzidas na Universidade Federal de Santa Catarina. Recebeu em março de 2009 mais de 150 mil visitantes únicos e em abril já foi acessado por mais de 90 países.
Para chegar ao formato do portal de periódicos, que foi lançado em maio de 2008, o Departamento de Ciência da Informação (CIN), ligado ao Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC, promoveu reuniões e cursos preparatórios para editores de revistas científicas e bolsistas visando capacitá-los para colocar as revistas online usando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).
O processo ocorreu em sintonia com as políticas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), tendo como objetivo integrar o OASIS.Br (http://oasisbr.ibict.br), um portal brasileiro de repositórios e periódicos de acesso aberto que permite, por meio de uma única interface, a pesquisa simultânea em vários repositórios digitais e periódicos científicos eletrônicos que utilizam o protocolo OAI-PMH.
O IBICT lançou, em março de 2008, um portal referente a todas as publicações científicas que utilizam o SEER ,sendo que a UFSC possui três: Encontros Bibli, Esboços – História e a Revista Brasileira de Cineantropometria e Desenvolvimento Humano (do Centro de Desportos).
Internacionalmente as publicações passam a integrar a plataforma PKP (Public Knowledge Project) (http://pkp.sfu.ca/?q=ojs) que permite realizar buscas em todas as publicações (http://pkp.sfu.ca/harvester2/demo/index.php/search) usando o sistema de editoração criado pela Universidade de British Columbia (Canadá) e traduzido e customizado pelo IBICT.
O esforço visa possibilitar ao usuário recuperar a informação e fazer buscas por ano, área de conhecimento, instituição e região, além de propiciar visibilidade internacional às publicações.
Na UFSC testes foram realizados com a Encontros Bibli, revista do Departamento de Ciência da Informação, durante o ano de 2007. O trabalho envolve atividades e tarefas no processo de editoração científica online, facilita o gerenciamento dos editores, avaliadores, autores e leitores no manuseio de originais. Requer também aprendizado e uso de tecnologias para escanear números anteriores, indexá-los, conferir metadados e disponibilizá-los online.
As primeiras reuniões para o portal foram realizadas em 2005 com a vinda da equipe SEER – IBICT, trabalhando a versão 1.x. Em maio de 2006 iniciaram reuniões para conseguir o servidor a ser adquirido pela UFSC. Para abrigar o portal foi instalado o servidor no Núcleo de Processamento de Dados (NPD) em outubro de 2007. Para migrar as revistas foram levadas em conta questões de segurança dos dados e backups, tendo sido indispensável a colaboração de Kathia Juca, analista de sistemas do NPD.
Por Alita Diana/jornalista da Agecom