Projeto desenvolvido em laboratório da UFSC recebe prêmio da Associação Brasileira de Cohabs

22/04/2009 17:19

O projeto ‘Torre sustentável para habitantes de baixa renda’ recebeu na última quarta-feira, dia 15, o Selo de Mérito ABC 2008, concedido pela Associação Brasileira de Cohabs (ABC). A premiação tem como objetivo divulgar e estimular ações relacionadas à produção de habitação popular, à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias alternativas. A cerimônia aconteceu durante o 56° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em São Paulo.

O projeto premiado surgiu de uma parceria entre a Cohab/SC e o Laboratório de Eficiência Energética de Edificações (LabEEE), ligado ao Departamento de Engenharia Civil da UFSC. Desenvolvido pelos engenheiros Márcio Antônio Andrade e Roberto Lamberts, e pela arquiteta Maria Andréa Triana, do LabEEE, visa buscar propostas na área de eficiência energética e uso racional da água para as habitações de interesse social.

Consiste em uma torre multifuncional compacta, que abriga uma cisterna para coleta de água de chuva, a caixa de água e um equipamento coletor solar para aquecimento de água. A proposta foi considerada uma solução inovadora e econômica para a melhoria da qualidade de vida em áreas urbanas pobres e favelas. A torre pode ser instalada inclusive em favelas densas.

Em outubro de 2008, o projeto recebeu, em Zurique, na Suíça, o Bronze Award, no segundo Concurso Holcim Awards 2008 América Latina. O Holcim Awards é um concurso internacional trienal, promovido pela Holcim Foundation for Sustainable Construction. O concurso premia projetos de construção sustentável inovadores e orientados para o futuro.

Mais informações:

Maria Andrea Triana, arquiteta, LabEEE-UFSC: andrea@labeee.ufsc.br / (48) 3721 – 5184 / (48) 9971 – 4190

Roberto Lamberts: lamberts@ecv.ufsc.br/ (48) 3721 – 5193 / (48) 3721 – 7090

Por Tiago Pereira / Bolsista de Jornalismo na Agecom