Professora da UFSC abre workshop sobre desastres naturais
Até 13 de abril estão abertas as inscrições para o Workshop Geotécnico-Geológico das Catástrofes Naturais em Santa Catarina, que inicia terça-feira (14) no auditório da Epagri (Rodovia Admar Gonzaga, 1347, Bairro Itacorubi, em Florianópolis).
O evento é promovido pelo Grupo Técnico Científico 1 (GTC 1), criado pelo Governo do Estado no final do no passado.
Na abertura do workshop, às 9h do dia 14, será feito um levantamento das inundações e de outros fenômenos meteorológicos verificados no território catarinense entre 1980 e 2007. Quem fará a retrospectiva é Maria Lucia. P. Hermann, professora da UFSC. Ela também pertence ao GTC 1, cuja missão inclui identificar as causas dos desastres naturais em Santa Catarina e sugerir medidas preventivas capazes de minimizar seus efeitos, com base em pesquisas nas áreas de geotecnia e solos, hidrologia e geoprocessamento.
O evento servirá para a discussão sobre metodologias a serem usadas em levantamentos e mapeamentos nas áreas atingidas pelas enchentes de 2008, priorizar tarefas e fortalecer parcerias com entidades participantes, entre outros objetivos. Ele vem sendo organizado não só pela Epagri, mas também pela Fapesc, Unisul e Udesc. Tem apoio da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Secretaria de Articulação Nacional, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Defesa Civil Estadual, UFSC e outras universidades, além do CREA-SC, SATC, IBGE, INMET, Ministério das Cidades, CBMSC-Bombeiros, CPRM, AGF Anti-Granizo Fraiburgo.
Para saber mais, ligue para 3239 8160 ou envie e-mail para comunicacaociram@epagri.sc.gov.br.
Fonte: Heloisa Dallanhol/ Coordenadora do Programa de Jornalismo Científico da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC)



























