Jornadas Bolivarianas têm início nesta segunda

06/04/2009 13:34

Fotos: Jones Bastos/Agecom

Fotos: Jones Bastos/Agecom

Iniciou nesta segunda-feira(06/04) pela manhã a quinta edição das Jornadas Bolivarianas, evento anualmente promovido pelo Instituto de Estudos Latino-americanos (IELA) da UFSC. Com o tema “A política dos Estados Unidos para a América Latina”, as palestras e debates prosseguem até o dia 09/04 no auditório da Reitoria.

O momento de abertura das Jornadas Bolivarianas foi de reflexão sobre o colonialismo cultural a que está submetida uma grande parte das pessoas neste país, que é maior da América Latina. O presidente do IELA, Nildo Ouriques, discorreu sobre a maneira como as classes dominantes brasileiras vêem a América Latina, e lembrou o caso dos mapas do Paraguai, registrados duplamente nos livros didáticos, e de forma errada, sem que houvesse qualquer pudor. Falou também dos “dois bandos” que existem no Brasil e que olham de maneira singular para os Estados Unidos. “Um deles vê os Estados Unidos com adoração, leva os filhos para a Disney, o que revela a alienação que é histórica. E o outro, que odeia os Estados Unidos, mas que, infelizmente, ainda não compreendeu que é preciso conhecer com profundidade o país que desde há séculos vem ditando as políticas para o nosso país e América Latina”, exemplificou.

Nildo ainda falou da incompreensão dos órgãos de fomento que não reconhecem a importância dos estudos latino-americanos, mas acrescentou que a despeito disso o Instituto segue seu caminho na construção de um pensamento próprio, descolonizado.

Também se manifestaram na abertura a chefe do departamento de Serviço Social, Beatriz Paiva, o Diretor do Centro Sócio-Econômico, Ricardo Oliveira e o Secretário de Assuntos Internacionais, Ênio Pedrotti, representando o reitor. Eles saudaram o evento, expressando a satisfação de conviver com pensamentos diferentes e com uma platéia tão expressiva de jovens sedentos de conhecimento.

A conferência de abertura das jornadas foi sobre o tema “Era Obama: Estratégias dos Estados Unidos para a América Latina”, com o mexicano John Saxe-Fernandez. Também foram convidados para o evento pesquisadores, professores e cientistas políticos que têm dedicado sua vida acadêmica a estudar as relações entre o império estadunidense e a América Latina. Estão confirmados pesquisadores do Panamá, da Colômbia, do Paraguai, da Argentina, do México e de Cuba, além do Brasil.

Confira a programação:

Dia 06/04

Tarde:

Apresentação de Trabalhos

14h30min

. A concepção de educação escolar bolivariana da Venezuela: Proyecto Simoncito, Escuela Bolivariana e Liceo Bolivariano e os avanços nos 10 anos de governo bolivariano – Débora Villeti Zuck e Francis Mary Guimarães Nogueira

. A reconfiguração do Estado Venezuelano inscrito na Constituição de 1999 e o processo de universalização escolar: As missões Robinson, Ribas e Sucre – Francis Mary Guimarães Nogueira e Maria Lucia Frizon Rizzotto

. Educación popular contra analfabetismo econômico – Mario A. Solano S. (Costa Rica)

. Povos indígenas Latino-Americanos e protagonismo político no Brasil – Liliam Faria Porto Borges e Paulo Humberto Porto

Noite

. 18h30 – vídeo

A crise econômica e política nos EUA

Coordenação: Beatriz Paiva

. 19h – Nildo Ouriques – Brasil

. 20h – Debate

Dia 07/04

Manhã

. 8h30min – Vídeo

Direitos Humanos e Democracia na América Latina

Coordenação: Fernando Ponte – Memorial dos Direitos Humanos/UFSC

. 9h – Martin Almada – Paraguai

. 10h – Debate

Tarde

Livre

Noite

. 18h30min – vídeo

Resposta da América Latina à política dos Estados Unidos

Coordenação: Fernando Prado

. 19h – Jorge Hernández Martínez – Cuba

. 20h – Debates

Dia 08/04

Manhã

. 8h30min – vídeo

Estados Unidos, Imperialismo e Soberania Nacional

Coordenação: Luis Felipe Magalhães Ayres

. 9h – Marco Gandásegui – Panamá

. 10h – Waldir Rampinelli – Brasil

. 11h – Debate

Tarde

Apresentação de Trabalhos – 14h30min

. A política externa brasileira do governo Lula e a atuação da Petrobrás na Bolívia – Márcio Roberto Voigt e Daniel da Cunda Corrêa da Silva

. O outro lado da crise: a vez e a hora da integração – Rafael Moraes e Róber Iturriet Avila

. Dominación versus liberación, la necesidad de construir el socialismo bolivariano aqui y ahora – Coletivo Zamora (Venezuela)

. Tipologia das Revoluções Antiimperialistas na América Latina – Luiz Fernando Sanná Pinto

Noite

Mesa

Terrorismo de Estado e democracia na América Latina

Coordenação: Edgar Matiello

. 18h30min – vídeo

. 19h -Hernando Calvo Ospina – Colômbia

Dia 09/04

Manhã

. 9h – Mesa redonda: América Latina insurgente

Coordenação: Elaine Tavares

. John Saxe-Fernandez – México

. Martin Almada – Paraguai

. Marco Gandásegui – Panamá

. Hernando Calvo Ospina – Colômbia

. Jorge Hernández Martínez – Cuba

. Nildo Ouriques – Brasil

Serviço:

O quê: Jornadas Bolivarianas/ Quinta Edição

Onde: Universidade Federal de Santa Catarina – Auditório da Reitoria

Quando: de 6 a 9 de abril de 2009.

Informações: www.iela.ufsc.br www.jornadasbolivarianas.blogspot.com, iela@iela.ufsc.br / (48) 3721.9297 – ramal 37

Por Paulo Liedtke/Agecom com informações do IELA