Aluno de Ciências Sociais da UFSC lança “Cinema, história e política”
Michel Goulart da Silva, aluno dos cursos de Ciências Sociais da UFSC e de História da Udesc, lança, no dia 4 de maio, o livro ´Cinema, história e política`. O lançamento faz parte da programação do Colóquio Internacional “Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul”, e acontece a partir das 20h, no hall da Reitoria da UFSC.
Sobre o livro:
“Os ensaios que compõem este volume trazem preciosas contribuições para o enriquecimento do debate cultural na perspectiva do marxismo revolucionário. Os objetos de estudo, filmes e movimentos artísticos abordados no livro são tratados como produtos de articulações históricas e políticas determinadas, ao mesmo tempo em que são respeitados em sua especificidade e vivificados pela exposição de seus nexos internos. As concepções acerca desses objetos são discutidas com rigor científico, sem excluir a paixão militante pelas posições que o autor advoga” (Do Prefácio, de Daniel Delfino).
“No texto que abre a obra, discute-se a imagem negativa acerca do Oriente construída pelo filme 300. Nos dois textos seguintes investiga-se as primeiras décadas do séculos XX, um deles analisando a utilização da estética expressionista no cinema e o outro, único inédito do volume, investigando a realização do filme Outubro, de Eisenstein, no contexto da chegada de Stalin ao poder na União
Soviética. O quarto texto constitui-se em análise do boom do novo cinema político na América Latina, a partir das lutas sociais travadas no continente nos últimos anos.
Por fim, no texto que fecha o volume, discute-se o esvaziamento histórico e político da protagonista do filme Olga” (Da Introdução, de Michel Silva).
O livro será vendido pelo valor de R$20,00. Pedidos também podem ser feitos pelo e-mail michelgsilva@yahoo.com.br
Serviço
Título: Cinema, história e política
Autor: Michel Goulart da Silva
Editora: Câmara Brasileira de Jovens Escritores
Páginas: 114 p.
ISBN: 978-85-7810-305-7
Ano: 2009