Aluno da UFSC representa o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática

09/04/2009 10:45

Leandro (centro), com o reitor e professores de Matemática

Leandro (centro), com o reitor e professores de Matemática

Leandro Augusto Lichtenfelz, aluno da 7ª fase do bacharelado em Matemática, faz parte da equipe de universitários brasileiros que irá disputar a Olimpíada Internacional de Matemática (IMC) em julho deste ano em Budapeste, capital da Hungria. Ele ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas Brasileiras Universitárias em 2008, da qual participaram mais de 400 estudantes.

O reitor da UFSC, Alvaro Toubes Prata, recebeu Leandro Lichtenfelz em seu gabinete para parabenizá-lo pelo desempenho. O aluno terá ajuda da universidade para as passagens aéreas e do CNPq para as diárias durante a competição internacional. Os professores José Luiz Pinho e Eliezer Batista, ambos do Departamento de Matemática da UFSC e envolvidos na organização da Olimpíada Regional de Matemática, acompanharam o estudante na reunião com o reitor.

Leandro é de Gaspar, no Vale do Itajaí, e participou de sua primeira olimpíada em 2003, enquanto ainda cursava o ensino médio, ocasião em que ganhou a medalha de ouro na etapa regional. Para se preparar para as competições, ele estuda sozinho e resolve as provas passadas. Além de cursar Matemática, Leandro é bolsista de iniciação científica do CNPq.

A participação do Brasil na IMC é recente (desde 2003), mas segundo o professor José Pinho o desempenho dos brasileiros vem melhorando, inclusive com algumas medalhas de ouro já conquistadas. Em 2003 o acadêmico Giuliano Boava, da Engenharia de Automação da UFSC, ganhou a medalha de bronze na IMC.

Olimpíada Regional – A 12ª Olimpíada Regional será realizada em duas etapas, a primeira em junho e a segunda em outubro deste ano, reunindo aproximadamente 10 mil estudantes de 190 escolas do Estado. Organizada pelo Departamento de Matemática da UFSC, a competição é aberta a alunos do ensino fundamental e médio de Santa Catarina. Existem três níveis de prova: nível 1, para alunos do 6º ou 7º anos; nível 2, para os alunos do 8º ou 9º anos; e nível 3, para os alunos que cursam o ensino médio. “Tentamos fazer a maior divulgação possível nas escolas”, diz o coordenador José Luiz Pinho.

Os principais objetivos da olimpíada são descobrir os talentos da matemática, estimular os estudos e propor problemas originais que usem a criatividade dos alunos para a resolução. O professor Pinho percebe os resultados do estímulo causado pelas olimpíadas: “Alunos vêm para a faculdade de Matemática e para as Engenharias porque conheceram a olimpíada”, afirma.

Mais informações nos sites www.orm.mtm.ufsc.br (Olimpíada Regional de Matemática),

www.obm.org.br (Olimpíada Brasileira de Matemática) e www.imc-math.org (Olimpíada Internacional Universitária) e com o PET-Matemática, no fone (48) 3721-6809.

Por Andréia Lubini / Bolsista de jornalismo na Agecom

Foto: Paulo Roberto Noronha/Agecom