100 Horas de Astronomia: sábado e domingo são dias de contemplar o céu
Neste final de semana o Observatório Astronômico da UFSC abre para receber o público de 19 às 22 horas. A equipe está integrada à maratona mundial 100 Horas de Astronomia, evento em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia que iniciou na quinta-feira e encerra neste domingo.
O objetivo é dar oportunidade, ao maior número de pessoas possível, de pela primeira vez observar o céu por meio de um telescópio. Setenta e nove países organizaram atividades. A expectativa é de 1 milhão de pessoas participe dos eventos. Várias cidades catarinenses integram a maratona que iniciou na quinta-feira e encerra neste domingo.
Mais informações:
Grupo de Astrofísica: astro@astro.ufsc.br / fone 3721-8238
Grupo de Estudos em Astronomia: geraldomattos@hotmail.com / e 3721-9241 / 9914-5078
Agende-se:
Sábado, dia 4 de abril
Observação do Céu em Florianópolis: “Jornada de Astronomia”
Local: Observatório da UFSC
Horário: 19h às 22h
Associação responsável: Grupo de Astrofísica da UFSC (GAS)
Apoio: Planetário da UFSC
Contato: Antônio Kanaan
email: astro@astro.ufsc.br
Domingo, dia 5 de abril
Observação do Céu em Florianópolis: “Jornada de Astronomia”
Local: Observatório da UFSC
Horário: 19h às 22h
Associação responsável: Grupo de Astrofísica da UFSC (GAS)
Apoio: Planetário da UFSC
Contato: Antônio Kanaan
email: astro@astro.ufsc.br
Saiba Mais:
O que é o Ano Internacional da Astronomia
O Ano Internacional da Astronomia (IYA 2009) marca quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. É uma celebração global da astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Todas as atividades priorizam a educação, o envolvimento do público e o engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais. A astronomia deu origem a campos inteiros da Física e da Matemática e teve papel fundamental na organização do tempo e do espaço explorados pela humanidade.
A estrutura em rede do IYA 2009 permite compartilhar recursos e trocar experiências. Participam 129 países e cada um tem sua articulação por meio de Nós Locais. No Brasil são mais de 180 Nós, congregando astrônomos amadores, cientistas, educadores e artistas.
Curiosidades Astronômicas
Com informações retiradas do livro ´A Escalada da Ciência`, de Brian L. Silver, com tradução de Arno Blass e publicação pela Editora da UFSC
– O sol, com 1.382.000 quilômetros de diâmetro, tem uma massa de quase 2×10 30 quilogramas, igual à cerca de 700 vezes a massa de todos os outros planetas combinados.
– A distância entre o sol e a terra é de 150 milhões de quilômetros, sendo definida como uma unidade astronômica (1UA)
– A distância entre os quatro planetas mais próximos do sol são: Mercúrio, 0,39 UA; Vênus, 0,72 UA; Terra, 1 UA; Marte, 1,52 UA. Estes planetas, comparativamente pequenos, dos quais a terra é o maior, formam o grupo dos chamados planetas terrestres, pois possuem uma manta externa de rocha sobre um núcleo predominantemente metálico
– Seguindo para fora, os quatro próximos planetas, os gigantes gasosos, são todos muito maiores do que a Terra. Eles contêm elevadas proporções dos dois elementos mais leves, hidrogênio e hélio: Júpiter, 5,20 UA; Saturno, 9,52 UA; Urano, 19,16 UA; Netuno, 29,99 UA
– Júpiter tem 16 luas, variando em diâmetro desde 10 até cerca de 4.800 quilômetros, comparados com os 3.470 quilômetros da nossa lua. Foi Galileu quem encontrou as quatro grandes luas de Júpiter, que ele nomeou “planetas medicianos”, do nome da família do grão-duque Cósmio II de Médice, de Florença. Ele também enviou um telescópio ao grão-duque, o que foi talvez sua maneira de solicitar apoio à pesquisa
Leia o que já foi publicado sobre o Ano Internacional da Astronomia no site da UFSC:
– Ano Internacional da Astronomia: palestra sobre exobiologia lota auditório da Reitoria
– Ano Internacional da Astronomia: Florianópolis recebe importantes nomes da astronomia nacional
– Universidade integra equipes para divulgar Ano Internacional da Astronomia