UFSC realiza reunião preparatória para conferência nacional da segurança pública

26/03/2009 13:17

Segurança pública: políticas mais consensuais

Segurança pública: políticas mais consensuais

Acontece hoje (26), às 14h30min, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC (CCJ), reunião de preparação para a Conferência Nacional da Segurança Pública, a 1ª CONSEG, que servirá de base para o Ministério da Justiça elaborar um Sistema Único de Segurança Pública, equivalente ao SUS. Na reunião serão formulados um princípio para a Segurança Pública e três diretrizes de políticas para o setor, que seguem diretamente para o Comitê Nacional e serão objeto de análise por ocasião do fechamento das proposições da conferência, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto em Brasília”, conta Daniela Felix, organizadora do evento e membro do Universidade sem Muros, projeto de extensão coordenado pela professora Vera Regina Pereira de Andrade, do curso de Direito da UFSC.

De caráter interdisciplinar, o Universidade sem Muros busca humanizar o processo de prisonização, tornando menos dolorosas e danosas as condições presentes do cárcere e a vida futura do condenado, favorecendo a sua recepção na sociedade. O projeto se estende ao Complexo Penitenciário de Florianópolis e está sendo desenvolvido paulatinamente em outras instituições locais e regionais.

Além da reunião programada para hoje, já foram realizadas palestras com o professor da Fundação Getúlio Vargas, Theodomiro Dias Neto, que falou sobre “Introdução ao debate sobre a Segurança Pública” e “Segurança Pública: do modelo repressivo à ‘Nova Prevenção’”, termo que consiste de uma proposta de desmilitarização, repressão e belicismo para as polícias. “São políticas consensuais, mais humanizadas, tanto em termos de rever o papel das polícias na sociedade, como pensar que políticas de segurança pública não passam somente pela construção de mais vagas no sistema prisional, mas também por acesso à educação, à saúde, à previdência etc.”, esclarece Daniela Felix.

Theodomiro e "Nova Prevenção"

Theodomiro e "Nova Prevenção"

Para ela, Segurança Pública é “um assunto de extrema relevância nos dias de hoje. A sociedade clama por segurança por se sentir vulnerável a ações de pessoas ou grupos marginalizados socialmente “Todavia, desconhece e se isenta do debate sobre a temática e das responsabilidades na construção de políticas sociais para as políticas públicas”, conclui Felix.

Saiba mais sobre o Conseg: www.conseg.gov.br

Mais informações pelo site: www.universidadesemmuros.blogspot.com, ou com Daniela Felix pelo telefone (48) 9981-0668.

Por Maria Luiza Gil/bolsista de Jornalismo na Agecom

Fotos:Paulo Roberto Noronha