UFSC realiza prova de conhecimentos médicos para profissionais formados no exterior

19/03/2009 13:28

A UFSC realizará uma prova de conhecimentos médicos para profissionais formados em universidades estrangeiras. A avaliação é dirigida para mais de quinhentos candidatos que solicitaram a revalidação de diplomas estrangeiros para exercerem legalmente a profissão no Brasil.

A prova objetiva será realizada no dia 26 de abril, no período das 8 às 12 horas, nas dependências do Centro de Ciências da Saúde da UFSC. No período da tarde será realizada a prova discursiva, das 15 às 19 horas. O exame exigirá conhecimentos de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social.

Segundo o professor Maurício Pereima, coordenador do curso de Medicina, a medida visa regularizar a situação de muitos brasileiros que cursaram medicina no exterior e não podem exercer a profissão no Brasil. Da mesma forma, é função legal da UFSC validar diplomas estrangeiros, atendendo às exigências do Conselho Nacional de Educação.

Mais de dois mil processos de validação de diplomas já tramitaram pelo curso de Medicina da UFSC. Segundo a secretária Tânia Fernandes, a maior procedência é de cursos realizados na Bolívia, Argentina, Uruguai, Equador e Peru. Na Europa há faculdades na Alemanha e Itália que também formam muitos médicos brasileiros. A UFSC é muita requisitada para validação de diploma estrangeiro em função da taxa cobrada. O requerente paga somente R$ 130,00, enquanto outras universidade federais recebem mais de quinhentos reais para o mesmo procedimento.

A organização da prova é do curso de Medicina em parceria com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). O edital completo pode ser acessado no site http://www.medicina.ufsc.br/UserFiles/File/Medicina-Edital.doc

Mais informações pelos telefones 37219499 ou 37219536, com Maurício Pereima (coordenador do curso de Medicina) ou Tânia Fernandes (secretaria).

Por Paulo Fernando Liedke/Agecom