UFSC assina acordo de cooperação com a universidade chinesa de Hinan

05/03/2009 17:14

Comitiva da Universidade de Hinan - fotos Jonas Bastos

Comitiva da Universidade de Hinan - fotos Jonas Bastos

Uma comitiva da Universidade de Hinan, província central da China, esteve na UFSC nesta quinta, dia 5 de março.

O reitor Guo Xinhe, o vice-reitor Guo Almin, que também serviu de intérprete, e o diretor da Escola de Assuntos Internacionais Li Yuandong visitaram o campus da UFSC acompanhados do professor Paulo Lovato, diretor do Departamento de Cooperação Acadêmica da Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais (Sinter).

Pela manhã o encontro foi com professores das pós-graduações em Engenharia de Produção e Gestão do Conhecimento. Constataram que há muitas linhas de pesquisa e estudos em comum e desejam estabelecer uma ligação entre a pesquisa e o desenvolvimento com o setor produtivo.

Também estiveram no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) obtendo informações sobre os cursos de português para estrangeiros e dos cursos que a UFSC oferece de chinês. Além disso, demonstraram interesse em levar o ensino de português para a Universidade de Hinan, já que possuem convênio com o Estado de Santa Catarina.

Mensagem deixada no livro de visitas da Reitoria

Mensagem deixada no livro de visitas da Reitoria

Foram recebidos, no Gabinete, pelo vice-reitor da UFSC Carlos Alberto Justo da Silva. Guo Xinhe escreveu no livro de visitas da Reitoria uma mensagem, em chinês, desejando que a amizade China-Brasil dure eternamente e que a cooperação entre a UFSC e a universidade de Hinan cresça e se desenvolva.

O reitor de Hinan disse a Carlos Alberto que estava muito feliz por conhecê-lo, agradecido com a hospitalidade e muito impressionado, pois a UFSC é muito bonita e bem administrada. Reforçou a proposta de cooperação, amizade e intercâmbio em níveis de graduação e pós-graduação. Também presenteou a UFSC com uma gravura representando uma cena antiga chinesa.

Após a assinatura do Acordo de Cooperação, a comitiva chinesa encontrou-se com professores dos departamentos de Economia e Administração da UFSC.

Por Alita Diana/jornalista da Agecom