Turma de 1974 em Engenharia Mecânica homenageia professor Caspar Erich Stemmer

A homenagem: momentos de emoção
“Essa placa é um ato simbólico que representa todo nosso orgulho e alegria. Ele sempre foi uma pessoa muito querida, perseverante e humilde. Uma pessoa ímpar, de extrema importância para a universidade”, afirma o professor Edevaldo Raupp, um dos alunos de 74.
Trajetória
Caspar Erich Stemmer nasceu em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, em 22 de junho de 1930. Era professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul quando, em 1965, veio cedido para a UFSC. Três anos mais tarde, se tornou diretor da antiga Escola de Engenharia Industrial, atual Centro Tecnológico da UFSC.
Sua trajetória liga-se, em especial, à história da Engenharia Mecânica da UFSC – tanto na graduação, como na pós -, consolidada como uma das melhores do País. Em 2002, o professor foi homenageado com a inauguração no CTC de um edifício que leva seu nome.
Em seu período como diretor da Escola de Engenharia Industrial, o professor propôs a criação dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, além de coordenar a implantação do programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica – o primeiro da UFSC.
Em 76, Stemmer assumiu a reitoria. Durante seus quatro anos de mandato, lutou pela melhora do ensino e estendeu a diversos setores da universidade princípios que, em sua opinião, são decisivos na busca do ensino de qualidade. Aumentou o número de cursos, contratou novos professores, fechou parcerias e convênios que melhoraram a estrutura dos laboratórios, além de ter realizado a ampliação física do campus.
Na determinação de colocar seu conhecimento, sua experiência e capacidade de trabalho a serviço da ciência e tecnologia, exerceu também diversos cargos administrativos, como o de coordenador do Programa de Expansão e Melhoramentos das Instalações do Ensino Superior (Premesu), junto ao Ministério da Educação, e de Secretário Executivo e Secretário de Desenvolvimento Científico do Ministério de Ciência e Tecnologia.
Mais informações com o professor Edevaldo Raupp, e-mail: edevaldoraupp@yahoo.com.br