Sintufsc inaugura auditório José de Assis Filho

17/03/2009 14:01

Fotos: Ricardo Casarini

Fotos: Ricardo Casarini

Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (17/3) o auditório do Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc) em cerimônia realizada na sede da entidade. O evento serviu para homenagear o ex-coordenador geral, José de Assis Filho, falecido em 17 de março do ano passado.

O novo auditório, com capacidade para setenta pessoas, estava praticamente lotado. Além de trabalhadores da UFSC, familiares e militantes de movimentos sociais compareceram na cerimônia conduzida pelo padre Vilson Groh. Ele enalteceu a importância do ato para celebrar a vida, um momento social e político em memória de um militante que deixou um legado para as próximas gerações: “a missão de não perder o sonho, a esperança de pensar num mundo diferente”. O padre afirmou que atos como esse irradiam de luz a universidade, ressaltando seu compromisso de partilhar a construção de uma sociedade melhor através do conhecimento. Finalizou dizendo “que a vida não morre, morre apenas o corpo”, acrescentando uma passagem bíblica: “ressuscitarei na luta do meu povo”.

Um vídeo de aproximadamente quatro minutos foi exibido para resgatar a militância política de Assis. A professora Doroti Martins coletou flores no campus para fazer sua homenagem ao ex-companheiro.

Modesto Azevedo, representando a União das Entidades Comunitárias (UFECO), enalteceu a militância de Assis pelas causas sociais e do movimento estudantil, pois tinha sido muito atuante na campanha em defesa do passe livre. Paulo Wilpert, militante do PSOL enfatizou que José de Assis não era exclusivo da UFSC, lembrando sua liderança comunitária no bairro pantanal. “Nada acontecia sem a presença dele”.

O filho Adriano de Assis falou em nome dos familiares, lembrando o drama que a família viveu há um ano atrás. Disse que o pai recebeu homenagens de todo país, citando como exemplo um telefonema que receberam da ex-senadora Heloísa Helena. Desejou coragem aos sindicalistas para continuar na luta, a exemplo do pai que nunca reclamou da intensa vida de trabalhador e militante.

Pela diretoria do Sintufsc houve várias manifestações. Marco Borges memorizou a trajetória e as lutas de Assis. Inaura Graciosa, muito emocionada, lembrou a militância em defesa dos aposentados. Raquel Moysés disse que considerava Assis “um educador de humanas gentes”.

Armando Lisboa, presidente da Associação dos Professores da UFSC (Apufsc), considerou o evento uma homenagem a todos os heróis da luta, especialmente os trabalhadores da Universidade. Lembrou as intervenções de Assis em defesa da URP dos professores, em comovente discurso na Assembléia Legislativa. Encerrou sua fala recitando um poema de Cruz e Sousa.

A cerimônia foi finalizada com o descerramento da placa com os dizeres: “Auditório José de Assis Filho, em memória do companheiro que com seu povo caminhou em luta pela causa da vida”.

Por Paulo Liedtke/ Agecom