Servidores técnico-administrativos escolhem três de seus representantes no Conselho Universitário

<b>Foto: Jones Bastos / Agecom</b>
Os eleitos vão cumprir mandado de dois anos e representar os interesses dos 4.306 servidores. Simultaneamente, ocorre a eleição dos quatro representantes da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS).
A eleição tem três postos eleitorais: no Hospital Universitário (HU), no Centro de Ciências Agrárias (CCA) e no Hall da Reitoria, e encerra-se às 18h, exceto no HU, que será às 19 horas. O movimento de eleitores na Reitoria é constante, mas segundo o presidente da comissão eleitoral, Arnaldo Podestá, a expectativa quanto ao número de votos é baixa. Para ele, serão no máximo 900 votos, o que representa 20,9% dos servidores.
Os candidatos Pedro Anastácio da Silva Filho, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ); Miguel Arcângelo Broering, da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG); e Nilton Cezar Pereira, do Centro Tecnológico (CTC, e seus respectivos suplentes, já estão pré-eleitos, considerando que são três vagas para três candidatos. O resultado oficial será divulgado logo após o período de votação.
O Conselho Universitário é formado por 58 representantes mais os seus respectivos suplentes. Técnico-administrativos e alunos têm direito a seis votos cada, enquanto os professores somam 34 votos. Há ainda um voto da Educação Básica da UFSC e cinco representantes da comunidade externa.
Como o número de representantes é par, o reitor, presidente do Conselho, tem direito a dois votos em caso de empate.
Por Erich Casagrande/bolsista de jornalismo da Agecom