Relações Internacionais da UFSC tem sua primeira aula magna

Alunos e professores lotaram o auditório do CSE
A palestra, ministrada pelo professor da Unicamp, Sebastião Carlos Velasco, contou com a presença de autoridades docentes da Universidade, do embaixador Abelardo Arantes Júnior, representante do Ministério das Relações Exteriores em SC, Tibério da Costa Mitidieri, diretor de Cooperação Internacional e representante do Secretário Especial de Articulação Internacional do Estado de SC, Henry Uliano Quaresma, diretor de Relações Industriais e Institucionais da FIESC, Amauri Bogo, secretário de Cooperação Institucional e Internacional da Udesc e João Rogério Sanson, conselheiro e representante do Conselho Regional de Economia de SC.
O diretor do Centro Sócio-Econômico (CSE), José Araújo Oliveira, fez um breve discurso parabenizando os alunos e agradecendo os presentes. Em seguida, a reitora em exercício, Maria Lúcia de Barros Camargo declarou oficialmente aberta a solenidade.
O embaixador Abelardo Arantes Júnior manifestou-se contra a intolerância, defendeu o respeito às etnias e incentivou a mobilização dos líderes mundiais a favor da cultura para a paz.
Velasco enalteceu a importância do curso para a UFSC e falou do panorama atual da área de Relações Internacionais no Brasil. O professor ressaltou a pouca idade brasileira nesse campo e falou da importância de novos profissionais na área.
Uma das calouras de Relações Internacionais, Joice Petry, é estudante da Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) e ingressou na primeira turma de 2009. “Tomei conhecimento do curso conversando com uma amiga. Na verdade, resolvi cursar apenas porque tinha minhas tardes livres”. Após o primeiro mês de aula, Joice já faz uma avaliação positiva. “Depois dessas primeiras semanas eu estou gostando muito. Os professores se empenham em prender a nossa atenção e nos dão muita coisa para ler. Estou com boas expectativas, sim”, completa.

Autoridades presentes à mesa
Mais informações pelo telefone 3721-9384 ou pelo site www.cse.ufsc.br.
Por Paulo Rocha Azevedo/ Bolsista de Jornalismo na Agecom
Foto: Paulo Noronha/ Agecom