Reitor ministra aula inaugural da graduação em Ciência e Tecnologia Agroalimentar
A primeira aula do novo curso de graduação em Ciência e Tecnologia Agroalimentar foi ministrada nesta terça-feira, 3/3, pelo reitor da UFSC, professor Alvaro Toubes Prata. Ele destacou a importância de se fazer uma boa escolha. Falando de sua experiência particular, o professor disse que também teve dúvidas sobre que carreira seguir, uma vez que a família lidava com gado em Minas Gerais e o pai se tornara médico. Embora gostasse das duas atividades, decidiu pela Engenharia Mecânica.
Em sua opinião, a universidade deveria dar oportunidades para o estudante cursar várias disciplinas da área que pretende entrar, para que depois desse tempo pudesse definir a graduação de sua preferência. Para o reitor, essa seria a forma mais justa de se decidir que caminho optar. “Eu sonho com a possibilidade de o aluno ir formando o seu caminho dentro da universidade”, disse.
A graduação em Ciência e Tecnologia Agroalimentar foi criada com o objetivo de formar profissionais especializados em alimentos. O futuro profissional terá a capacidade de identificar problemas e formular soluções para atuar na cadeia produtiva agroalimentar, desde a fazenda produtora até a mesa do consumidor.
O curso abrange todas as áreas das Ciências Agrárias (Fisiologia Animal, Fisiologia Vegetal, Botânica), por isso está integrado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC. Trata-se de um curso multidisciplinar, com a participação de outros centros da universidade, tais como o Centro de Ciências Biológicas (Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Histologia, Biologia Celular, Bioquímica, Genética), o Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (Química, Física e Matemática) e o Centro de Ciências da Saúde (Nutrição).
Os alunos usarão a infra-estrutura do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com 38 anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão. A unidade possui 18 laboratórios, muitos deles credenciados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ao Ministério da Saúde (ANVISA) para análise nutricional e sanitária de alimentos. O Centro conta ainda com uma usina-piloto de processamento de alimentos, onde os alunos aprendem as operações unitárias de fermentação, desidratação, defumação, refrigeração, congelamento, enlatamento, esterilização para obtenção de produtos derivados de leite, carnes, pescado, frutas, hortaliças, óleos, amido e cereais. Os alunos poderão também se integrar aos projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências de Alimentos.
O bacharel formado em Ciência e Tecnologia Agroalimentar atuará em todas as vertentes que caracterizam a geração do alimento, sua conservação e o monitoramento em todas as etapas de distribuição. O campo de atuação estende-se também às áreas de elaboração e desenvolvimento de novos produtos, visando à melhoria nutricional, o bem-estar e a saúde da população, de acordo com a legislação e os mais modernos padrões de qualidade.
O profissional contribuirá para que o alimento chegue à mesa atendendo às exigências do consumidor brasileiro e internacional. Poderá exercer responsabilidade técnica por indústrias de alimentos e laboratórios de análises, trabalhar com pesquisa, atuar em órgãos de vigilância sanitária, na avaliação toxicológica de alimentos, na área de educação alimentar e no treinamento de manipuladores de alimentos.O curso oferece 60 vagas no período diurno (30 por semestre) e tem a duração de 9 semestres (4 anos e meio).
Mais informações sobre o curso com o professor Pedro Barreto, e-mail: coordagroalimentar@cca.ufsc.br / Telefone 48 3721-5381





























