Receita Federal propõe parceria em defesa da educação fiscal

19/03/2009 14:12

Paulo Renato e Mário: cidadania

Paulo Renato e Mário: cidadania

Representantes da Receita Federal apresentaram na manhã desta quinta-feira (19/03) ao reitor Alvaro Toubes Prata e ao vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva uma proposta de parceria visando à implantação do programa Observatório Social, voltado para a educação fiscal, em Florianópolis. Criado na Universidade Estadual de Maringá (PR), esse projeto já foi implementado em 20 cidades brasileiras e, em Santa Catarina, foi objeto de uma iniciativa de entidades empresariais e privadas de Itajaí, em fevereiro passado. Um evento programado para os dias 1º e 2 de abril no auditório da Receita Federal (prédio do antigo cine Cecomtur) mostrará ao público as conquistas do Observatório no Paraná e discutirá com entidades locais a sua criação na capital catarinense.

“Trata-se de um projeto sócio-educativo para a conscientização social e de um instrumento que pode ser útil no acompanhamento de compras e licitações públicas”, explica o delegado Paulo Renato Silva da Paz, da Receita Federal em Santa Catarina. O Observatório ajudará a sociedade a entender o verdadeiro papel do imposto e mostrará o lado nocivo da pirataria, por exemplo. Para isso, o delegado sugeriu que a UFSC estimulasse a criação de peças de teatro e a produção de curtas-metragens que ressaltassem a importância da educação fiscal e transmitissem noções de cidadania a diferentes públicos, sobretudo o universitário. O inspetor geral da Receita em Florianópolis, Mario Reifegerste, destacou que a participação de vários órgãos e instituições no processo tornará o Observatório menos sujeito a pressões e interferências externas.

O reitor Alvaro Prata garantiu que a UFSC estará representada no evento de abril e destacou que a comunidade universitária – com destaque para os estudantes – sempre teve a noção da importância de respeitar o que é público, que “deve ser muito bem cuidado”. Ele ressaltou que “muitos setores, hoje em dia, estão incorporando boas práticas e avançando em seus procedimentos”. De sua parte, o vice-reitor considerou a iniciativa da Receita Federal um “trabalho meritório” e disse que a universidade, plural como é, ajudará a divulgar o projeto do Observatório e se tornará uma de suas parceiras.

A UFSC já tem uma produtiva parceria com a Receita, que já permitiu a aquisição de equipamentos importantes para o Hospital Universitário. Mais dados sobre educação fiscal podem ser obtidos no site www.receita.fazenda.org.br.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

Foto:Paulo Roberto Noronha