Projeto Quem nunca viu venha ver realiza encontros semanais para debater a Capoeira

17/03/2009 11:25

A partir do dia 24 de março, todas as terças-feiras, às 20h, na Sala 523, bloco V, Centro de Desportos (CDS), próximo ao Ginásio de Capoeira e Ginástica, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terão início os encontros semanais do projeto Quem Nunca Viu Venha Ver Vide o Vídeo. A iniciativa conta com o apoio da Confraria Catarinense de Capoeira e faz parte do projeto de pesquisa para o mestrado em Educação Física do acadêmico Marcelo Backes Navarro Stotz, conhecido no meio capoeirístico como mestre K.B. Lera.

A intenção é reunir as pessoas interessadas em se aprofundar no estudo da Capoeira, por meio da exibição de filmes, documentários, e reportagens. A estratégia inicial é exibir os vídeos elencados pelos participantes dentro de um acervo que conta com mais de uma centena de DVDs relacionados ao universo da Capoeira, buscando dinamizar a partir daí discussões referentes ao tema, organizadas na forma de mesas redondas (papoeiras), mediadas por diferentes personalidades de reconhecido valor dentro da capoeiragem ou outras áreas de conhecimento pertinentes.

Entre os títulos disponíveis, estão ficcionais como Barravento (Glauber Rocha), Cordão de Ouro (c/ Nestor Capoeira), Ganga Zumba e Quilombo (Cacá Diegues), O Pagador de Promessas (Anselmo Duarte), Kung fu Contra As Bonecas (Adriano Stuart), Ópera do Malandro (Ruy Guerra), entre outros, como Rooftops (Robert Wise) e The Stone, episódio da série televisiva Kung Fu (c/David Carradine); documentários como A Capoeiragem na Bahia, Capoeira em Cena e O Berimbau (TVE Bahia), O Fio da Navalha (SporTV), Mandinga em Manhattan, Mestre Leopoldina, A Fina Flor da Malandragem, etc. Também na lista vídeos ripados de fitas VHS e da internet com imagens dos mestres Pastinha, Bimba, Caiçara, Waldemar, Canjiquinha e outros, bem como antigas filmagens de rodas e eventos.

Se for do interesse dos participantes, para se fazer um paralelo com a Capoeira, também podem ser vistos trechos das filmagens de outras

lutas espalhadas pelo mundo, apresentadas em séries como Mind Body & Kick Ass Moves (BBC), Human Weapon (History Channel) e Fight Quest (Discovery Channel), além de documentários produzidos pelo canal da National Geographic e documentários importados sobre lutas como o Silat indonésio, Savate francês ou o Taekkyon coreano, que apresentam interessantes características semelhantes à Capoeira.

Além dos vídeos, o projeto dispõe ainda de arquivos em áudio com entrevistas dos mestres Bimba, Caiçara, Canjiquinha, Tiburcinho e outros, que também podem servir de catalisadores da discussão. Da mesma forma, partes específicas de livros, reportagens, teses, dissertações, todos relacionados à Capoeira, devem compor a pauta das discussões.

Os encontros são abertos a qualquer pessoa interessada, independentemente de condições como graduação, estilo, praticar ou não Capoeira, etc. O projeto buscará a implementação de uma dinâmica que parta do princípio de que o trato com o conhecimento da Capoeira deve acontecer de forma coletiva, ampliada, interdisciplinar, enfocando problemáticas significativas que envolvam processos de interação social na busca de soluções que atendam não somente a necessidades e interesses específicos de sujeitos e/ou grupos, mas que possam contribuir para soluções de problemas mais gerais que permeiam todo e qualquer processo de implementação de políticas culturais realmente consistentes. A participação é totalmente gratuita.

Para o primeiro encontro serão exibidos alguns vídeos de lutas praticadas no continente africano e nas Américas Central e do Norte.

Mais informações pelo e-mail kblera@terra.com.br ou pelo telefone (48) 9101-0144. Acompanhe as atividades do Projeto e faça comentários pelo blog http://triploc.blogspot.com.