Parque Viva a Ciência está aberto à comunidade

19/03/2009 08:57

Inaugurado no ano passado na UFSC, o Parque Viva a Ciência está aberto a escolas e à comunidade em geral. No espaço localizado entre o Planetário e o Observatório Astronômico estão montados oito brinquedos educativos que buscam, através do lúdico, desconstruir a imagem de que a física é algo maçante e puramente feito de cálculos. Entre os equipamentos estão um giroscópio, uma bicicleta suspensa, uma cadeira auto-elevatória, gangorras, balanços e refletores parabólicos.

O atendimento é realizado em dias alternados: os colégios são recebidos às segundas, terças e quintas-feiras, com agendamento prévio feito pelo site www.venhaconhecer.ufsc.br. Às quartas e sextas-feiras, a equipe atende a comunidade e incentiva a visitação de adultos. Nesses dias não é necessário agendamento. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

“O projeto visa estimular o interesse pela física e deixá-la mais perto do cotidiano”, destaca a estudante de física e colaboradora do projeto Luiza Gomes Ferreira. Até julho, o parque receberá mais dois brinquedos. Um deles traz um desafio de matemática, o outro é uma bicicleta que transforma a energia da pedalada em energia elétrica.

Para esclarecer as dúvidas sobre os princípios que agem sobre cada aparelho e as questões levantadas pela curiosidade das crianças, o uso dos brinquedos é orientado por bolsistas.

Mais informações pelo telefone 3721-6806

Visite o site do Projeto Parque Viva a Ciência: www.vivaciencia.ufsc.br

Por Maria Luiza Gil / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Fotos: Jones Bastos / Agecom

Saiba Mais

Eu apóio a criação do Parque Viva a Ciência!

A campanha está ligada ao parque montado no campus universitário que é apenas um pequeno núcleo de um grande projeto idealizado pela Associação Parque Viva Ciência. Esta associação sem fins lucrativos visa construir uma grande área de lazer no aterro da Baía Sul. O grupo está articulando a campanha para buscar apoio pessoal e financeiro para a criação deste Museu de Ciências Interativo. A área de lazer será usada para a educação e a divulgação científica. E contará com:

– Pista para caminhada com estações para a prática de esportes e lazer infantil, e equipamentos interativos como os que já se encontram no parque localizado na UFSC.

– Um pavilhão de exposições permanentes e temporárias com equipamentos interativos sobre temas de diversas áreas de conhecimento.

– Um novo Planetário com equipamento de projeção digital e capacidade para 200 pessoas.

– Local para a realização de oficinas experimentais para estudantes do ensino fundamental e médio e de cursos de formação continuada para professores das redes pública e privada de ensino.

– Programação de eventos científico-culturais como observações astronômicas, gincanas científicas e expedições educacionais.