Minicursos atraem mais de mil pessoas ao Centro de Cultura e Eventos

12/03/2009 11:08

Mais de mil pessoas se espremeram, desde às 2h da manhã de hoje (12/03), na rampa e no hall do piso superior do Centro de Cultura e Eventos da UFSC para se inscrever em nove minicursos gratuitos oferecidos à comunidade. Os interessados – a maioria mulheres – queriam garantir uma das 111 vagas disponibilizadas pelo Departamento de Cultura e Eventos nas áreas de artes aplicadas, artes com material reciclável, confecção de bijuteria, pintura em madeira, crivo, tear, mosaico, cartonagem e origami. A iniciativa tem o apoio financeiro da Associação de Amigos do Hospital Universitário (AAHU).

Procura para garantir vaga começou às 2 horas da manhã

Procura para garantir vaga começou às 2 horas da manhã

“Já formamos mais de 600 pessoas nos últimos quatro anos”, informa o diretor do Departamento de Eventos, Luiz Roberto Barbosa, destacando que o caráter gratuito dos cursos é um diferencial da UFSC em relação a outras instituições que oferecem o mesmo tipo de oficinas na Grande Florianópolis.

A coordenadora do projeto, Cléia Silveira Ramos, diz que muitas pessoas procuram os cursos para obter domínio sobre um ofício que vai aumentar sua renda familiar ou até prover o seu sustento. Outras vêem os cursos como uma terapia ou a oportunidade de exercer uma atividade que tome o seu tempo livre.

Uma das mulheres que não conseguiram se inscrever, ficando na fila de espera, é Maria de Lourdes Lima, 68 anos, que buscava uma vaga na oficina de material reciclável. “Procuro um passatempo e a chance de aprender mais”, disse ela, que chegou às 7h15 no Centro de Eventos.

Para o diretor do Departamento, a importância das oficinas vai além da oportunidade dada a pessoas que não podem pagar por um curso regular. “Nosso trabalho ajuda a resgatar o artesanato e a cultura da Ilha”, diz Barbosa. “Se não tiverem apoio, o crivo e o tear, por exemplo, podem morrer”.

As aulas começam no dia 16, segunda-feira, em diferentes horários – das 9h às 12h, das 14h30 às 17h30 e das 18h30 às 21h30 –, e se estendem até julho.

Mais informações podem ser obtidas com o diretor do Departamento de Cultura e Eventos, Luiz Roberto Barbosa, pelo fone 3721-9360, ou com a coordenadora do projeto, Cléia Silveira Ramos, pelo 3721-9559.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

Foto: Luiz Roberto Barbosa/Departamento de Cultura e Eventos