Grupo de Estudo discute modelo baseado no desenvolvimento com sustentabilidade ambiental

30/03/2009 13:26

Nesta quarta, dia 1º de abril, às 19h30min, no auditório Teixeirão, no Centro Tecnológico da UFSC, apresentação geral do Grupo de Estudo de Teoria da Complexidade, Permacultura, Agricultura Astrobiodinâmica. Educação Waldorf, Prout & Neo-humanismo.

Na quinta, apresentação de Prout & Neo-humanismo, às 18h30min, no miniauditório da Economia, Centro Sócio-Econômico, marcando o retorno das atividades do Grupo de Estudos e Práticas em Prout & Neo-humanismo, iniciado na UFSC em 2008, e que tem encontros regulares todas às quintas, às 18h30min, na sala do Anexo II do CSE, a partir de 9 de abril.

Mais informações com Mahesh & Krisná, krisna mahesh@yahoo.com.br, fone (48) 3234-5953. O apoio é do Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb).

Prout significa a Teoria da Utilização Progressiva, cuja criação destina-se a preencher um vácuo ideológico existente no campo da sócio-político-economia — deixado particularmente pelo fim do comunismo e pelo patente fracasso do capitalismo em promover o bem-estar humano –, propondo um sistema claro e racional para solução da crise atual da humanidade. E o neo-humanismo é uma filosofia sintética que coloca o desenvolvimento humano e sua relação com o universo em uma perspectiva abrangente, servindo também como fundamentação para a teoria Prout. Um dos conceitos-chave nisso é o de fraternidade cósmica, que explica e afirma que todos os seres são irmãos e irmãs na grande jornada de evolução deste universo.

Prout apresenta uma definição clara de progresso, de acordo com a qual os seres humanos devem ser incentivados a ter liberdade plena nos campos psíquico e espiritual, mas têm de ter restrições no campo material. A resolução dos problemas básicos da humanidade no campo material é prioridade para PROUT, estabelecendo então que as necessidades básicas devem ser garantidas a todas as pessoas, e que deve haver limitações à acumulação individual de riquezas materiais. O Neo-humanismo enfoca principalmente os obstáculos sentimentais e psíquicos que tendem a impedir esse progresso físico-psíquico-espiritual, e como liberar a mente humana dos mesmos.

O filósofo indiano P. R. Sarkar, proponente da teoria PROUT e da filosofia neo-humanista, ao resgatar, organizar e complementar os elementos de sabedoria desenvolvidos e dispersos ao longo da história humana, pôde então — a partir da perspectiva privilegiada do humanismo universal — oferecer essas profundas contribuições para a construção de uma verdadeira sociedade humana e a reorientação de nossos esforços individuais e coletivos de desenvolvimento e progresso. Expressões de uma síntese primorosa e harmoniosa das esferas humanas interna e externa (subjetiva e objetiva).

Mais informações sobre os Grupos de Estudo :

Teoria da Complexidade : Saman Belizário – sabeliz@hotmail.com

Permacultura : Sumara Lisboa – 3282 0717 / 9991 7817 – arquiteta@sumaralisboa.net // Joana – 9911 9407 – jolentz@gmail.com

Agricultura Astrobiodinâmica : Akhilesh – arteressonante@yahoo.com.br – 9985 5365 // Ney – siguraju@yahoo.com.br – 3266 8527

Educação Waldorf : Andrea de Oliveira – siguraju@yahoo.com.br – 3266 8527

PROUT & Neo-humanismo : Mahesh & Krisná – krisna_mahesh@yahoo.com.br – 3234 5953

Gênero : Luciana – luciana_ens@yahoo.com.br – 8829 9452

Apoio: NEAmb (Núcleo de Educação Ambiental)

Fonte: Grupo de Estudos e Práticas em Prout & Neo-humanismo