Falece professor Roberto Mündell de Lacerda, ex-reitor da UFSC

02/03/2009 17:38

Retrato oficial afixado na Sala dos Conselhos da UFSC

Retrato oficial afixado na Sala dos Conselhos da UFSC

Reitor de 1972 a 1976, o professor Roberto Mündell de Lacerda faleceu na tarde desta segunda-feira, no Hospital de Caridade, após lutar contra um câncer. A Administração da UFSC decretou luto oficial por três dias. O velório está sendo realizado no cemitério Jardim da Paz e o sepultamento será às 9h45min desta terça-feira.

Roberto Mündell de Lacerda tinha 83 anos e era formado em direito. Foi o segundo reitor da instituição e recebeu o título de professor emérito. Terminou a implantação da Reforma Universitária, iniciada em 1969, trazendo a UFSC para o campus da Trindade. Ao fim do mandato do ex-reitor Ferreira Lima, só a Filosofia e a Engenharia estavam instaladas.

Na Administração Central da UFSC criou condições para o desenvolvimento da pesquisa científica e dos cursos de pós-graduação, dando também continuidade ao trabalho de titulação do corpo docente.

Em sua gestão foram construídos 39 mil metros quadrados, sendo dobrada a área do campus. Foi dada a continuidade à obra de construção do Hospital Universitário e construída a Biblioteca Universitária. Foram também criados 15 novos cursos regulares, entre graduações e pós-graduações, especializações e aperfeiçoamentos, tendo sido realizados mais de 400 cursos de extensão.

Por Alita Diana/jornalista da Agecom, com dados coletados da pesquisa realizada pela ex-aluna Natália Viana Silva, para conclusão do Curso de Jornalismo. Pesquisa encartada no Jornal Universitário (JU), em novembro de 2000, em homenagem aos 40 anos da instituição.

Mais informações: 3721-9596