Editora da UFSC lança ensaios sobre cinema e pintura
Quantas vezes o espectador sai do cinema com aquela sensação de que não entendeu o filme, especialmente o chamado “filme cabeça”, com temas complexos, mergulhos de interpretação, dirigidos por cineastas igualmente complexos? São películas difíceis, como “Kaspar Hauser” ou “Solaris”. Ensaios sobre cinema e pintura (EdUFSC,170 p., R$ 24,00), de Rafael Raffaelli, com lançamento marcado para o dia 9, às 17h30min, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, pode ser uma saída para compreender como apreciar adequadamente não só um filme, mas também uma obra de arte em geral.
Os primeiros cinco ensaios trabalham temáticas relacionadas a obras cinematográficas numa abordagem interdisciplinar – empregando conceitos de diversos autores oriundos das ciências humanas como contraponto teórico – e procedem das apresentações realizadas nos Cinencontros – Quartas transdisciplinares, atividade de extensão universitária realizada na Universidade Federal de Santa Catarina em 2003 e 2005, sob o patrocínio do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas.
Em O Livrocorpo, por exemplo, são traduzidos treze poemas que compõem o eixo narrativo de ”The pilow book” (O livro de cabeceira), filme dirigido por Peter Greenaway (também diretor de “O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante”), um longa que se tornou o maior sucesso comercial da carreira de Greenaway, com boa aceitação do público.
Já em Cosmos e Espiritualidade, a análise recai sobre a produção “Solaris”, do cineasta russo Andrei Tarkovski (1932-1986), que estreou em maio de 1972 no Festival de Cannes, onde recebeu o Prêmio Especial do Júri. Em 2002, o diretor americano Steven Soderbergh dirigiu outra versão, reacendendo o interesse pelo texto original do escritor polnês Stanislaw Lem (1921-2006).
No último ensaio, Primavera, Rafael Raffaelli conduz uma investigação sobre a pintura homônima do florentino Sandro Boticelli, quadro interpretado desde 1550, quando Giorgio Vasari, pintor e arquiteto italiano conhecido principalmente por suas biografias de artistas italianos, publicou A vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos.
Ensaios sobre cinema e pintura
Rafael Rafaelli
Editora da UFSC
170 p.; R$ 24,00
Informações com Rafael Rafaelli pelos fones 3721-9283 ou 9962-8892.